TRABALHO KARINA NORMA ISO SSO

1032 palavras 5 páginas
TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DE NORMAS ISO-SSO
ALUNA: IZABEL NATALY E MARIA DAS DORES

Na implantação de Normas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, como a OHSAS 18001:2007, não é raro a criação de ferramentas insuficientes para uma gestão eficaz.
Para que um sistema de gestão qualquer funcione de forma eficiente é necessário que as ferramentas indicadas possuam abrangência total não somente em relação ao cumprimento da Norma como também concernente aos requisitos legais. Preocupação única e exclusiva com a Norma é praxe na cabeça dos consultores, quando da implantação de sistemas de gestão. Em se tratando de instalação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) esse fato ocorre devido à pressão do empregador em obter a certificação e a falta de intimidade dos consultores com a legislação de segurança e saúde no trabalho.
A nova redação da OHSAS 18001 trouxe alguns avanços significativos nessas relações de trabalho:
Maior ênfase à importância da “Saúde”;
Denominação de “Norma” e não de “Especificação”;
O termo “risco tolerável” passou a ser “risco aceitável”;
Inclusão do termo “acidente” no termo “incidente”;
Definição de novo requisito para que seja considerada a hierarquia dos controles como parte do planejamento da gestão de SSO;
Inclusão da “Avaliação de Compliance”, ou seja, “Avaliação do Atendimento a Requisitos Legais e Outros”;
Inclusão de novos requisitos para a investigação de incidentes, dentre outros.
Segundo a Norma a organização deve estabelecer e manter registros, conforme necessário, para demonstrar conformidade com os requisitos de seu sistema de gestão da SSO e da Norma, bem como os resultados obtidos.
Isso exige mudanças na implantação da Norma. A maioria das falhas ocorre na formatação dos Formulários de Registro e de Indicadores de Desempenho.
FORMULÁRIOS DE REGISTRO
Os Formulários de Registro devem ser elaborados com base nos requisitos da Norma, na legislação pertinente e nas particularidades da empresa, conforme suas

Relacionados

  • Cultura um conceito antropologico
    38895 palavras | 156 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas