trabalho iraneide 0206

567 palavras 3 páginas
Em mil novecentos e noventa e oito, a Política de Assistência Social foi reconhecida legalmente. Essa ênfase dado pelo governo a esse projeto procura garantir a partilha de recursos entre os serviços sócios assistenciais interligando os estados e municípios, propondo estabelecer uma relação no sistema de programas desenvolvidos para o fortalecimento dos mesmos, como exemplo o acompanhamento e monitoramento que ainda são inexistentes.
Como profissão no Brasil, pode-se dizer que o Serviço social vem ocupando vários espaços, especialmente quando tratamos dos espaços familiares, de saúde, educação, tanto dos idosos como de crianças, violação dos direitos e diversas formas de preconceitos, esse profissional atende a essas circunstâncias, tendo este que apresentar uma situação sistemática para estas questões. Os assistentes sociais atuam com o desenvolver de várias atribuições, estas se encaixam nas áreas de execução, avaliação pública, políticas públicas, elaboração e assessoria de movimentos sociais e populares.
No Brasil o primeiro curso de serviço social surgiu em mil novecentos e trinta e seis, essa profissão trata-se de uma profissão de nível superior, aos seus profissionais são exigidos uma formação política, teórica e ética. Esse embasamento teórico é transmitido com base na Lei de Regulamentação Profissional e um Código de Ética. Todo cidadão tem direito a Assistência Social, o exercício desse profissional é fiscalizado pelo Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais de Serviço Social. O graduado vai trabalhar com o público que varia entre crianças, jovens, idosos, portadores de deficiências ou necessidades especiais e especialmente com a família.
A grande maioria dos assistentes sociais são contratados pelo setor público do estado ou município, o tipo de seleção é feita através do concurso público, eles também podem trabalhar em ONGS e na carreira de docência universitária. Os espaços de trabalhos que esses profissionais atuam variam nos

Relacionados