Trabalho investigativo de marketing internacional e b2b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SECÇAO I

1.1-Introdução

Neste presente trabalho temos como objectivo, abordar numa visão mais abrangente sobre o marketing buisines to busines e do marketing internacional, analisando a inter ligação entre estes elementos.
Falaremos do marketing business to business no Mercado de grande consumo e misto, das estratégias, características e origem dos concorrentes neste mercado; Dasestratégias de actuação do marketing nos mercados internacionais, domésticos ou locais; a sua função, diferencia entre o marketing internacional e local, a globalização, vantagens e sua importância.




































1.2- Conceitos básicos

O marketing é “um processo social e gerências pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam edesejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”

Business to Business - B2B é o nome dado ao comércio  associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transacções comerciais.O conceito do e-commerce B2B pode ser definido como a substituição dos processos físicos que envolvem as transacções comerciais, por processos electrónicos. Surge em e-marketplaces ou portais que são plataformas tecnológicas com base na Internet onde compradores e fornecedores se encontram e transaccionam em tempo real.


O B2B pode também ser definido como troca demensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios.



Marketing internacional é quando a empresa reconhece a importância das diferenças entre os vários mercados externos, bem como o peso dos negócios internacionais na sua actividade e procura desenvolver acções em vários países ao mesmotempo, tratando cada um do modo diferente ao nível de marketing.


Marketing internacional é um processo que visa otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma organização através das oportunidades de um mercado global. (Keegan, W.J.).

O Marketing internacional é um processo que visa otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma organização através das oportunidades deum mercado global. (Keegan, W.J.).

Comércio internacional é um conceito de economia e não de gestão, que estuda o comportamento de países e de multinacionais com actividade a nível global. O marketing estuda não só o compor atamento das empresas, mas também o de outro tipo de organizações, como igreja, os partidos políticos ou as organizações ambientalistas.

As transacções queescapam ao conteúdo de marketing internacional podem ser contabilizadas no comércio mundial. Entre estas encontram-se, opor exemplo, as matérias-primas que são trocadas nas bolsa internacionais e que não são sujeitas a qualquer actividade relevante de marketing.

1.3- Marketing Business to Business




O Marketing Business to Business (B2B), originalmente denominado MarketingIndustrial, trata dos processos que criam, planejam e executam as trocas entre organizações privadas e governamentais, garantindo a consecução dos objetivos propostos para tais entidades.

Sua constituição, como um ramo específico do Marketing, deveu-se à natureza única das transacções entre organizações. Desta forma, as abordagens estratégicas moldaram-se às especificidades da natureza desse mundodos negócios


1.3.1-Características Especificas da Procura no Mercado Busness to Busness .

1.3.1.1-Mercados de grande consumo e mistos.

Frequentemente, as empresas operam em mercados mistos, constituídos por uma clientela de empresas de particulares. Em certos casos propõem os mesmos produtos a dois tipos de consumidores
Ex: agua, gás, electricidade, hotelaria, transporte aéreo...
tracking img