Trabalho interdiscipllinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA – UNEC

INTERVENÇÃO NO CENTRO DE SAÚDE EM UBAPORANGA- MG

Trabalho interdisciplinar do Centro Universitário de Caratinga- UNEC desenvolvido em função avaliativa para a terceira etapa do 8º Período de Psicologia.

POR:

CRISTIAN PAULA DA CRUZ DODÓ

ORIENTADORES:
ELEONORACARVALHO
WALBER
MAGDA CRISTINA
EUGÊNIO MARIA
VÂNIA PEREIRA

8º PERÍODO DE PSICOLOGIA

CARATINGA
MAIO -2012
1. INTRODUÇÃO
Foi solicitado pelos professores do curso de psicologia, do UNEC - Centro Universitário de Caratinga, um trabalho multidisciplinar, com objetivo de trabalhar com um grupo de funcionários de uma instituição de saúde, onde devera ser utilizado dinâmicas de grupos ou jogosvivenciais, realizando entre um a três encontros com o grupo pesquisado, e logo após os dados obtidos devera ser construído um projeto de intervenção coletivo- institucional.
O objetivo deste estudo é trabalhar o relacionamento interpessoal de um grupo de auxiliares de enfermagem do Centro de saúde Neuza Alvarenga.
Acredito que boa parte das pessoas convive com dificuldades em relacionamentosna organização onde atua, embora tais problemas de relacionamento não sejam visíveis, os mesmos apresentam-se mascarados e embutidos intrinsecamente em cada um, onde só podemos percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros membros da equipe.
A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre osindivíduos, o que acaba sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por serum cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças.
A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam o colaborador atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira eficaz. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidadeexistente na empresa, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um; com isso, é possível conquistar o apoio dos demais e fazer um bom trabalho, afinal, ninguém trabalha sozinho.
O papel do gerente nesse processo é de extrema importância, pois é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes entre as pessoas do time, e fazer com que o clima interno seja agradável,permitindo um ambiente sinérgico e que prevaleça a união e a cooperação entre todos. Essa forma de conduta está relacionada ao estilo de gestão que se aplica e suas ações, e pode influenciar no desempenho dos liderados; este gestor terá que dar o exemplo para os demais, saber como falar com seus colaboradores, pois a maneira com que irá tratá-los poderá refletir no relacionamento entre a gerência xcolaborador e, consequentemente, nas metas e objetivos da empresa.
No entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar com pessoas adversas e com opiniões diferentes da sua, e deixam se levar por uma impressão negativa sem ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las mais detalhadamente. Outro vilão que pode prejudicar o relacionamento entre os membros de uma equipe é o mau humor; o que fazcom que essas pessoas (mal humoradas) criem uma espécie de escudo e fiquem isoladas das demais. Isso impede que seus colegas se aproximem para pedir algum tipo de ajuda, ou até mesmo para bater um papo.
A dificuldade para se relacionar interpessoalmente acaba impactando no desempenho de uma pessoa em relação às tarefas que desenvolve na organização, pois ela irá evitar a sua exposição e nem...
tracking img