Trabalho interdisciplinar e individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA


trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos


Introdução
Este texto tem como objetivo abordar o essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos de José Carlos Libâneo. Na próxima página vou trabalhar a função da escola e o papel do professor tradicional ehistórico critico que abrange diversos tipos de professores no ensino fundamental. Relatando suas diferenças e seus métodos de ensino na sala de aula.
A afirmação de que o professor no plano dos processos de ensino deve levar em consideração os saberes presentes no senso comum do aluno, que está relacionado nas práticas sociais e culurais. Portanto o professor poderá organizar,programar e criartécnicas de didática aos diferentes conteúdos para se trabalhar em sala de aula.
Ao compreendermos que o professor enquanto portador de conhecimentos é criar sua interação com os alunos, a sala de aula é local onde envolve conhecimento de professor e aluno e aluno à aluno. Assim, aprendam a conhecer a autonomia do pensamento em atividade de compartilhamento com seus colegas. Contudo, oprofessor necessita ter um novo olhar em relação aos alunos.

Desenvolvimento

O essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos
A escola tem sua função em formar cidadãos capazes de inserir no meio social,passando para os alunos ensinamentos e orientações que necessitam para viver neste mundo moderno. É preciso que a escola deva mostrar aos alunos sua importância seudever e seu direito na sociedade compreendendo a realidade da vida.
O professor tendo seu papel como educador e mediador de informações e conhecimentos,deve passar ao aluno uma formação crítica capaz de levá-lo a entender acontecimentos que surge no meio social. É preciso planejar,criar e organizar atividades de aprendizagem que faça com que os alunos entendam esses fatos que acontece nocotidiano.Portanto, o professor deve possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno para que produza sua própria autonomia.
O professor deve ajudar os alunos a pensar, a questionar, a aprender, a entender a realidade para construir opiniões próprias e desenvolver suas capacidades. Assim, o aluno irá desenvolver sua própria necessidade de aprender e questionar a realidade, o professor devemostrar ao aluno que a aprendizagem não é só em sala de aula mas em todo espaço que o cerca. Não basta o professor ser um bom pesquisador é necessário também ser um bom transmissor de conhecimentos e formador de opiniões.
Na sala de aula que professor e aluno tem a oportunidade de trocar conhecimentos e de construir uma aprendizagem coletiva.Então vai depender do professor se ele vai trabalhar oensino no método tradicional ou vai ser no método historico crítico. Porque ainda existe professores que utilizam o método tradicional,aquela forma de passar a matéria que contém no livro e não utiliza o método historico crítico que é pesquisador,que trabalha o que acontece no cotidiano,que se interage mais com os alunos.
Segundo Moisés (1999),competente é o professor que não mede esforços naformação do aluno cidadão,crítico e informado,capaz de compreender e atuar na sua realidade. O professor competente deve usar sua criatividade para relacionar o conteúdo trabalhado e transmitir aos alunos,de forma que eles compreenda o assunto trabalhado.
Antes o professor detinha todo conhecimento e depositava nos alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassadopara os alunos, sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos, que era o método tradicional. Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar aos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler nossa realidade, que é o método histórico crítico.
Ao professor compete além dos ensinamentos dos conteúdos,usar de sua criatividade para tornar seus alunos capazes de refletir criticamente sobre temáticas de...
tracking img