Trabalho interdisciplinar: publicidade e propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 Problema de pesquisa
Sem comunicação não há progresso, o investimento em propaganda e divulgação da marca causa interesse do público-alvo, direta ou indiretamente. Toda empresa deve acompanhar a evolução de uma sociedade conectada. Ser sempre visto e lembrado é essencial para qualquer tipo de empreendimento (KOTLER, 2000).
Isso se deve ao planejamento de transmissão demídias, tais como propaganda volante, outdoors, rádios, jornais, sites dentre inúmeras formas de comunicar o consumidor. Fator este que passa despercebido por quem não adquiri a cultura de se planejar. Cada palavra, cada imagem, cada expressão saída precisa ser consistente em sua forma, objetivo e teor. Tendo como principal resultado e objetivo a aderência de sua imagem na memória de seu público(KOTLER, 2000).

1.2 Objetivo geral
Um dos principais benefícios que se obtém com as ferramentas de marketing é a divulgação de sua marca e produtos no mercado, fazendo com que sejam sempre lembrados e consolidados no mercado. Com promoções de vendas, muitos clientes são atraídos, pois o preço faz muita diferença em uma escolha (KOTLER, 2000).

1.3 Objetivos específicos

A futura pesquisa tem comoobjetivos:
- Analisar como diferentes ferramentas de comunicação de marketing influenciam a confiança atribuída a uma empresa (KOTLER, 2000);
- Analisar como diferentes ferramentas de comunicação de marketing influenciam a intenção de compra do consumidor (KOTLER, 2000);
- Analisar como diferentes ferramentas de comunicação de marketing influenciam a retenção de consumidores (KOTLER, 2000);- Analisar como diferentes ferramentas de comunicação de marketing influenciam a lembrança dos consumidores, a respeito de uma determinada empresa (KOTLER, 2000);
- Analisar como as organizações modernas, podem utilizar as redes sociais para influenciar o comportamento de compra de seus consumidores (KOTLER, 2000).

1.4 Justificativa

O marketing é essencial para imagem de qualquer empresaou organização atualmente, pois é através dele que os clientes são atraídos, também valorizando sua marca e a consolidando no mercado.
A publicidade é uma ferramenta também muito importante que utilizaremos pois a mídia como radio e televisão tem um grande peso na mente de qualquer consumidor, sendo indispensável para qualquer marca, produto ou empresa.
Outro ponto importante em nossodesenvolvimento do trabalho será a utilização da propaganda, pois é onde a empresa pode vender suas ideias e seus conceitos, mostrando para seu publico o que a empresa tem de melhor, sendo em preços, ou qualidade.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Publicidade

Sendo o Brasil um país com grande número de analfabetos e polução em sua grande maioria de baixa renda, a utilização da mídia como televisão, eradio é muito importante na divulgação de produtos, marcas e empresas (COBRA, 1986).
Segundo Kotler (2000), publicidade é qualquer esforço de comunicação não paga, que tem como intuito aumentar a confiança do consumidor e fortalecer a imagem da organização no mercado.
A publicidade pode impulsionar cada vez mais a venda de produtos, persuadindo os consumidores à compra, pois uma boa comunicação fazcom que seus consumidores sejam atraídos pelo que se vê e se ouve (COBRA, 1986).
Com a publicidade é possível atrair consumidores levando em conta até mesmo o lado emocional, explorando sempre as mais diversas necessidades que as pessoas têm (COBRA, 1986).
Levando em conta as empresas, a publicidade é muito importante para que sua marca seja sempre lembrada, tendo uma boa imagem no mercado(COBRA, 1986).

2.2 Propaganda
Segundo Kotler (1991), a propaganda é qualquer esforço remunerado, de promoção de ideias, bens ou serviços, que tem como intuito persuadir os consumidores, informando a necessidade e indicando onde e como encontrar tal produto ou serviço.
Para estabelecer uma propaganda, é necessário um planejamento, identificando o mercado-alvo, a necessidade, ou motivo que...
tracking img