Trabalho interdisciplinar individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA










































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5
3 CONSIDERAÇÕESFINAIS............................................................................ 8
4 REFERÊNCIAS...............................................................................................104
1- INTRODUÇÃO

Este trabalho contém as premissas básicas para que o educador atinja plenamente o objetivo de proporcionar aos seus alunos uma formação adequada às exigências do século XXI. Analisa a postura que deve ser observada desde o início da sua formação, passando pela necessidade de sua constante atualização até o desenvolvimento do seu trabalho no coletivo da escola.
Um dosfenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação(conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB. Apesar disso, aPedagogia como campo de estudos específicos vive, hoje, no Brasil, um grande paradoxo. Por um lado, está em alta na sociedade. Nos meios profissionais, políticos, universitários, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação, nos movimentos da sociedade civil, verificamos uma redescoberta da Pedagogia.
Considerando que os saberes docentes são temporais porque se constroem ao longo da vidaescolar e da vida profissional; são plurais e heterogêneos porque são construídos a partir de inúmeras fontes; são ecléticos e sincréticos porque não se constituem em um repertório unificado em torno de uma teoria: os professores utilizam muitas fontes teóricas, muitas concepções e técnicas dependendo das necessidades do seu trabalho; o que une estes saberes é a própria ação justificada pelasnecessidades e especificidades da prática; são ainda personalizados e situados, pois são apropriados e incorporados por “pessoas” e guardam delas marcas muito especiais e definidoras.
Todos estes elementos que caracterizam a ação docente revelam que esta ação não é um simples processo de reprodução de modelos prontos, mas são construções de pessoas que precisam contar com suas próprias capacidades eexperiências para agir no ambiente de trabalho.



5
2 - DESENVOLVIMENTO

Em face das necessidades educativas presentes, a escola continua sendo lugar de mediação cultural, e a pedagogia, aoviabilizar a educação, constitui-se como prática cultural intencional de produção e internalizarão de significados para, de certa forma, promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos indivíduos. O modus faciendi dessa mediação cultural, pelo trabalho dos professores, é o provimento aos alunos dos meios de aquisição de conceitos científicos e de desenvolvimento das capacidades cognitivas e...
tracking img