TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL CÂNDIDO PORTINARI

672 palavras 3 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Ronise deffent

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL cÂNDIDO pORTINARI
Um dos maiores artistas do Brasil

Itu
2015

ANA PAULA DE ALMEIDA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.
Profs. Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.
Tutora eletrônica: Tatiane Dantas S. de Jesus.
Tutor(a) de sala: Michelle Vellido

Itu
2015

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o objetivo de compreender o desenvolvimento cognitivo infantil, a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Vamos trabalhar com o livro “Eram Dez Lagartas”, da autora Debbie Tarbett, vamos compreender os conceitos de matemática, ludicidade, alfabetização e saber o principio da historia.

DESENVOLVIMENTO

Candido Portinari nasce em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café perto do pequeno povoado de Brodowski, no estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, tem uma infância pobre. Recebe apenas a instrução primária. Desde criança manifesta sua vocação artística. Começa a pintar aos 9 anos. E se torna um dos maiores pintores do seu tempo.
Aos quinze anos parte para o Rio de Janeiro. Matricula-se na Escola Nacional de Belas-Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem à Europa, com o Retrato de Olegário Mariano. Esse fato é um marco decisivo na trajetória artística e existencial do jovem pintor. Permanece em Paris durante todo o ano de 1930. À distância, pode ver melhor a sua terra.

Relacionados