Trabalho interdisciplinar de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Tema: Analisando o contexto empresarial – 1º Semestre

Introdução
O objetivo desta atividade interdisciplinar é comprovar a importância da matemática, para o contador, quando da realização da sua atividade profissional, através do uso das fórmulas, equações e funções. Com tais mecanismos, o contador é capaz de auxiliar as empresas, na tomada de decisões, e aspessoas físicas, na elaboração de seu orçamento doméstico.
A seguir, discute-se a problemática atual enfrentada pelos empresários, no que concerne à redução de recursos financeiros, a falta de mão-de-obra qualificada e a elevação dos custos de financiamento.
O terceiro item analisado diz respeito aos aspectos jurídicos do empresário (capacidade civil e requisitos para existência de uma pessoajurídica como sociedade empresarial).
Por fim, é considerada a participação da contabilidade nas empresas, com ênfase para os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

A matemática a serviço das empresas e das pessoas
É de conhecimento geral a importância da Contabilidade: devido à sua função consultiva e preditiva, a Contabilidade torna possível avaliar as situações e tendênciassocioeconômicas, reconhecer discrepâncias, identificar alternativas e oferecer a melhor decisão a ser tomada pelos mais variados modelos de gestão.
No entanto, deve-se ressaltar a necessidade do conhecimento matemático para um eficiente e eficaz desempenho das atividades contábeis. A Matemática é uma ferramenta imprescindível à atuação do contador em negócios de terceiros, de empresas e até mesmopara administrar as finanças pessoais.
Conforme constante do texto objeto do presente trabalho, o contador pode utilizar-se da matemática para a solução de cálculos de toda espécie, em benefício dos empresários: porcentagens, juros, utilização de equações e funções matemáticas (de 1º e 2º graus, exponenciais, logarítmicas). Acrescente-se que essas funções matemáticas são a base da matemáticafinanceira, outro instrumento valioso para atividades contábeis. Por meio da matemática financeira, pode o contador orientar o empresariado quanto a eventuais possibilidades de aquisição de novos ativos imobilizados: de que maneira o novo equipamento será adquirido (financiamento ou à vista), a que taxas reais de juros compostos, qual a vida útil e o prazo de depreciação do equipamento, qual arentabilidade do mencionado investimento ao longo do tempo (taxa interna de retorno). Não se deve esquecer a importância da matemática, para o contador, quanto a cálculos de direitos e encargos trabalhistas (folha de pagamento, horas extras, INSS, férias, 13º terceiro, etc.); utilizando a matemática, torna-sepossivel informar às empresas, com clareza, o custo da mão-de-obra direta e indireta. Eis asformas pelas quais o contador usa a ciência dos cálculos para auxiliar as micro e pequenas empresas gaúchas, no tocante a viabilidades econômicas de investimentos e decisões a serem tomadas.
Para pessoas físicas, o contador conta com a matemática para elaboração de orçamento doméstico. Neste caso, o profissional contábil cria uma tabela, separa as receitas (salários, aplicações financeiras, aluguéis areceber) e as despesas (telefone, energia, água, gás, combustível, gastos de supermercados). Com isto, orienta as pessoas a usarem melhor o capital ganho, por meio de redução das despesas domésticas e gastos supérfluos; por meio de aplicação do dinheiro restante (receitas menos despesas), a fim de se maximizar a rentabilidade do capital (fundos de investimentos, imóveis, ações, etc.)
Por todosesses motivos, a matemática é um instrumento fundamental para as atividades profissionais do contador.

Fatores ambientais das organizações
Em primeiro lugar, é visto que as empresas gaúchas têm seu crescimento dificultado pela redução de recursos financeiros. Tradicionalmente, o BNDES atua como instituição de fomento no mercado de crédito de longo prazo. No entanto, o Banco Nacional de...
tracking img