Trabalho interdiciplinar orientado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDISCIPLINAR ORIENTADO IV
Empresa Quality Beef

Relatório apresentado para a disciplina do Trabalho Interdisciplinar Orientado IV, sob a orientação do Prof. Drº João Guilherme de Camargo Ferraz Machado.

Tupã
Junho 2011

TRABALHO INTERDISCIPLINAR ORIENTADO IV
Empresa Quality Beef

Gabriel Orlandini Moschioni
Lais Helaine de Tilio
Lucas FurtadoBenetti
Mayara Pinheiro Omori
Paulo Sérgio Augusto Filho

Tupã
Junho 2011
Sumário

1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Revisão Teórica 5
4. Métodos de pesquisa 11
5. Resultados 13
5.1. Macroambiente de Marketing 13
5.1.1. Forças Tecnológicas 13
5.1.2. Forças Político-Legais 14
5.2. Microambiente de Marketing 15
5.2.1. Análise dos Concorrentes 15
5.2.2. Análise dosConsumidores 16
5.3. Análise e Ações das AIPs 17
5.4. Análise e caracterização de um processo da empresa 18
5.5. Análise do Sistema Financeiro da Empresa 19
6. Conclusão 22
7. Referências Bibliográficas 24
ANEXO A 26





1. Introdução

O Brasil é um dos maiores produtores de carne no mundo produzindo cerca de 14 milhões de toneladas/ano de Carnes Bovina, Frango e Suína,além disso, apresenta um grande mercado consumidor. Na maioria das residências brasileiras tem-se o hábito de consumir algum tipo de carne diariamente. Por isso esse mercado torna-se bastante atrativo. (SEBRAE, 2008)
Nesse presente trabalho será feita uma análise e interpretação das informações da empresa Quality Beef. A mesma atua no setor comercial, mais especificamente no ramo de açougues.Iniciou suas atividades em abril do ano de 2010 e se localiza na região central de Tupã. Pode ser considerada uma microempresa, pois possui uma receita bruta anual igual ou inferior a R$240.000,00 (MARTINS, 2008).
A mesma conta com cinco funcionários: um gerente, um caixa, dois açougueiros e um entregador, portanto sua estrutura hierárquica é básica e centralizada, existem apenas dois níveishierárquicos, no mais alto se encontra o gerente com funções administrativas, e os demais se encontram um nível abaixo exercendo as demais atividades.
A empresa Quality Beef tem um único fornecedor de carnes, o frigorífico Brasil Global, que fica no estado do Mato Grosso do Sul, e outros fornecedores do ramo de bebidas e acessórios para churrasco. Além disso, a empresa fabrica uma lingüiça de marcaprópria, isso acontece, pois os açougues vêm perdendo participação de mercado para os supermercados (e afins) que além de oferecem o mesmo serviço, ainda oferece outros, portanto (assim como a confecção de uma lingüiça de marca própria) os açougues procuram retomar a participação de mercado por meio da agregação de valor aos seus produtos e serviços, oferecendo diferencias como rápido serviço deentrega e carnes especiais.
No ano de 2000 constatou-se que existem cerca de 55 mil açougues no Brasil (30% só no Estado de São Paulo) que faturam cerca de R$ 1,6 bilhão anualmente. Em 1997, os açougues sofreram uma redução em suas vendas em 2%, devido a fatores como aumento da concorrência com os supermercados e queda no poder de compra de classes de menor renda que eram seus principais clientes.(IEL, CNA, SEBRAE, 2000)
Nesse contexto, o Trabalho Interdisciplinar Orientado IV, tem por objetivo principal diagnosticar variáveis internas e externas do ambiente do marketing da organização. Foi realizado o levantamento dos principais processos administrativos, as ações das associações de interesse privado (AIPs) representativas da empresa e sua saúde financeira.

2. Objetivos

O trabalhointerdisciplinar orientado IV tem por objetivo principal caracterizar e diagnosticar a situação atual da empresa, levando-se em conta, o estudo das variáveis ambientais internas e externas que interferem na tomada de decisão de marketing, buscando-se identificar oportunidades e ameaças.
No ambiente externo, buscou-se identificar quais são as forças político-legais e forças tecnológicas e suas...
tracking img