Trabalho integrado estado laico3

3437 palavras 14 páginas
PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS D O ESTADO LAICO.

O Brasil, desde a 1ª Constituição da República, é um país laico. N a antiga Constituição de 1824 estabelecia a religião católica como sendo a religião oficial do império, que perdurou até o inicio de 1891, quando foi promulgada a 1ª Constituição Republicana, de lá para cá , até a ultima de 05 /10/1988, todas as Cartas Magnas do país preceituam o que somos um Estado laico; a palavra de origem latina, laicus, é o mesmo que, leigo, neutro, secular, por oposição a eclesiástico, religioso.
O Estado Laico, que dizer que oficialmente neutro em relação às questões religiosas, nem apoiando nem se opondo a nenhuma delas .
Pelo contrário, o Estado laico, deve garantir a liberdade religiosa. A fé é um direito natural e não se relaciona com a noção de Estado.
Cada brasileiro tem a religião que quiser isso reza a nossa Constituição, e o que torna o nosso país laico, livre de interferência do Estado na crença religiosa e as religiões dos cidadãos brasileiros, sendo que nenhuma dessas religiões venham interferir nas questões do mundo político.
A interferência de autoridades religiosas na política, desiquilibra a garantia constitucional, de que todos os cidadãos são iguais, independendo de credo, raça e cor.
Se o Estado render as exigências de religiões, as demais serão menos iguais, do que aquelas que fizeram valer sua força junto o poder político.
Logo o Estado deixa de ser laico e passa atentar contra o direito de todas as crenças, até aqueles que não creem.

A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO.
Ensino religioso nas escolas públicas.
No dia 13 de novembro de 2008, o presidente atual do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, em visita ao Vaticano assinou um Acordo que é alvo de diversas manifestações e contestações criando uma separação da opinião pública .
Foi aprovado pelo Senado brasileiro na última quarta-feira, 7 de outubro de 2010, o Acordo firmado pelo presidente da República e a Santa Sé, que

Relacionados

  • redes
    25963 palavras | 104 páginas