Trabalho integrado de mkt - ong

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho pode-se obter uma boa noção quanto ao Terceiro Setor, e como ele funciona, suas aplicações e em que consiste, também terá um ótimo embasamento quanto a marketing social.

Nosso objetivo consiste basicamente em uma intervenção utilizando recursos de publicidade e marketing em uma ONG.

Você conhecerá a ABAP (Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo), aONG que escolhemos, seus serviços, suas ações, sua missão e um pouco do que representa esta entidade.

1- INTRODUÇÃO AO MARKETING SOCIAL

Trata-se de um esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, no desenvolvimento de campanhas, doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto acomunidades carentes, dentre outros.

Conceitualmente, há algumas complicações no uso da expressão Marketing Social, porque se pode entender que em sua amplitude os chamados ele abranja o Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing Ecológico e o Marketing Comunitário. O que do ponto de vista prático estimular a prática do esporte, a cultura, à consciência ambiental e o desenvolvimento comunitáriorepresenta desenvolver ações sociais importantes, fica, portanto de imediato esta questão posta na sua conceituação porque o próprio termo social é demasiado amplo.

O Marketing Social tem ganhado força nos últimos anos, na medida em que empresas e instituições se conscientizam da necessidade de comprometer-se definitivamente com a comunidade, em contrapartida ao apoio que esta lhes empresta,comprando seus produtos e serviços, disponibilizando mão-de-obra e, muitas vezes, oferecendo benefícios para a sua instalação e funcionamento (como a isenção de impostos, em muitos casos).

A difusão do princípio básico da Responsabilidade Social tem permitido o avanço do Marketing Social, porém, deve se tomar cuidado no sentido de evitar que empresas e entidades que o adotem para encobrir suasmazelas, onde essas ações ainda podem ser consideradas marketing, mas dificilmente poderiam ser consideradas sociais, porque têm uma inspiração modificada.
É necessário olhar com desconfiança para empresas que se propõem a mascarar sua atuação socialmente irresponsável na comunidade (devastar recursos naturais como exemplo), através de doações, apoio a grupos menos privilegiados ou patrocínio decampanhas educativas e culturais.
O Marketing Social não se pratica unicamente com o dinheiro, mas com a consciência, as ações orientadas por este tipo de marketing possuem um caráter de assistência por serem baseadas em necessidades mais especificas da população, com o inicio destas ações o Marketing Social pode ser classificado como um exercício de responsabilidade social, o que pode se tornaruma vantagem competitiva além de construir um valor diferencial em longo prazo para a marca.

A eficácia de um programa de Marketing Social dependerá da escolha de seu público-alvo, visto que existem grupos distintos um do outro requerendo recursos, comunicações e estratégias diferenciadas para cada.

A necessidade de comunicação com estes públicos deve visar à transmissão de uma estratégiabaseada nos objetivos da instituição, assim como compreender os fatores que podem influenciar e alterar o comportamento do respectivo público, identificando as suas necessidades e seus problemas.

2- TERCEIRO SETOR

O nome Terceiro Setor vem do inglês “Third Sector”, foi adaptado recentemente ao Brasil, entretanto seu objetivo de trabalho assume vital importância no contexto nacional, nos EstadosUnidos onde sua definição é mais madura, faz se uma associação com organizações não governamentais e organizações sem fins lucrativos, evidenciando o ato de vontade dos dirigentes na conquista dos objetivos da entidade.
No Brasil é mais abrangente a expressão “sociedade civil”, um plano intermediário de ações que atualmente se distingue tanto do mercado como do Estado, a sociedade necessitava...
tracking img