Trabalho integrado de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com a popularização da era digital, também conhecida como era da informação, no inicio dos anos 90, os hábitos de consumo da população em geral mudaram, com isso alguns mercados cresceram e outros diminuíram. A era digital também trouxe um avanço tecnológico e possibilitou aos consumidores o contato com novos equipamentos e recursos, isso acarretou uma mudança expressiva noseu comportamento de compra, principalmente no que diz respeito a equipamentos fotográficos e impressão de fotos.
Com o surgimento das máquinas fotográficas digitais, os consumidores ficaram encantados com a possibilidade de ver as fotos instantaneamente, e de poder armazená-las em microcomputadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos portáteis. Diante desses recursos, o consumidorpassa a escolher as fotos que vão ser impressas, esse comportamento provocou uma queda brutal nas vendas do serviço de impressão de fotos. Outro fator que também contribuiu com essa queda, é a possibilidade de compartilhar fotos através de redes sociais. Todo esse conjunto de fatores, somados aos novos hábitos de consumo e comportamento são responsáveis pela atual situação do mercado de impressãode fotos.
Hoje esse mercado de impressão fotográfica é composto na sua maioria por mulheres acima de 25 anos com filhos.
A Kodak líder no seguimento, quer iniciar o relacionamento com os jovens e tem criado cada vez mais produtos e serviços que atendam as exigências desse público alvo.
Segundo Richard Ford, diretor de captura digital para a Kodak Américas, o Brasil é ummercado promissor : “Vemos o Brasil como um mercado-chave para a empresa, que representa 2% dos nossos negócios mundiais. O Brasil é o único lugar no mundo, depois da China, onde se concentra o mercado de câmera digital. Por conta disso, fizemos uma parceria local com o Google para assegurar que os consumidores brasileiros possam compartilhar suas fotos no Orkut. Para este ano, no Brasil, o foco sevolta principalmente para duas linhas: consumo (B2C) e comercial (B2B). Para ambas, a expectativa de crescimento é de dois dígitos até o fim do ano. A área de consumo é uma categoria em franca expansão no Brasil, com previsão para crescer mais de 30% em 2010, liderada por câmeras digitais. Esta é, portanto, uma oportunidade para que a Kodak amplie ainda mais sua participação. Para a área comercial, ofoco será ganhar participação no mercado de chapas, incrementar a oferta de serviços de impressão digital gráfica e oferecer a integração de todo fluxo de trabalho através de nossas soluções de softwares.”

OBJETIVOS
O objetivo principal desta pesquisa é segmentar a faixa etária do publico alvo potencial, que a empresa Kodak pretende atingir, sendo esse o de jovens que não tem ohabito de imprimir fotos.
O objetivo secundário é de identificar motivações e oportunidades de comunicação com esse público alvo, a fim de incentivar a impressão de fotos.

METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com o método de amostragem, onde foram entrevistados 120 jovens de diferentes regiões de São Paulo.

Capítulo 1

Empresa Kodak

1. MissãoConstruiremos uma cultura de classe mundial, voltada para resultados, baseada em nossos seis valores chave: Respeito pela Dignidade do Indivíduo, Integridade, Confiança, Credibilidade, Melhoria Contínua e Renovação Pessoal e Reconhecimento e Celebração, através dos quais cresceremos mais rapidamente que nossos concorrentes fornecendo aos clientes e consumidores as soluções que estesdesejam para capturar, armazenar, processar, produzir e comunicar imagens entre pessoas e máquinas em qualquer lugar, a qualquer hora.
Obteremos vantagem competitiva trazendo soluções diferenciadas e eficazes em termos de custos ao mercado, de forma rápida e com qualidade, através de uma equipe composta por colaboradores diversos, motivados e com as habilidades necessárias para...
tracking img