Trabalho informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste da gasolina

Realizamos nos dia 12/11/2012 no laboratório de química um teste para medirmos se a gasolina esta dentro dos padrões exigidospela ANP. (Lei 10.203/01, a gasolina aditivada, assim como a comum, deve receber entre 20% e 24% de álcool etílico anidro combustível).
Colocamos25 ml de gasolina (C8 H18) comum dentro de uma proveta e adicionamos mais 25 ml de água (H2O). Após a mistura notamos que gasolina se deslocou para aparte superior da proveta e a parte com a água se deslocou para baixo, observamos que no intervalo entre a água e a gasolina um liquido fosco queidentificamos como o álcool (CH3 CH2 OH) e outros solventes não identificados. Os líquidos se separam por terem densidades diferentes, a gasolina nãose mistura com a água por ser mais densa e consequentemente vai para a parte superior da proveta, enquanto a água é menos densa que a gasolina evai para a parte de baixo da proveta, o álcool e outros solventes se diluem com a agua e se localizam da divisa entre água e gasolina.
Númerosrecolhidos:
Gasolina: 23 ml
Álcool: 6 ml
Água: 21

A linha onde marcava o centro das duas misturas é 25 ml, e a mistura de álcool e solventes vaiaté a marca de 27 ml, se dividirmos a diferença entre o meio e gasolina que é de 6 ml pelo total de gasolina colocada na proveta, temos uma porcentagemde 24%. Resumindo a porcentagem de álcool e outros solventes na gasolina são de 24%, o combustível esta dentro dos padrões estipulados pela ANP.
tracking img