Trabalho informatica devit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COLEGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA



TRABALHO DE GESTÃO E USO DE SOFTWARE



Frederico Westphalen
2012

Introdução

O Kurumin é uma distribuição Linux destinado a desktops. Quando falamos em desktops, estamos falando em um sistema destinado a uso geral, que você pode usar para acessar a Internet, trabalhar,assistir filmes, jogar e fazer todo tipo de tarefas. É um sistema fácil de usar e muito prático para iniciantes.
O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando emseguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.
Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo dedesenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.
O Kurumin continuou recebendo suporte e pequenas atualizações ao longo de 2008 e início de 2009, acompanhando o ciclo de vida do Debian Etch, no qual osistema é baseado. O lançamento do Debian Lenny em 15/02/2009 marcou o fim do ciclo de manutenção do Kurumin 7, marcando o encerramento do suporte ao sistema. É possível também atualizar o Kurumin 7 em relação ao Lenny, de forma que você possa ter acesso às novas versões dos pacotes sem precisar mudar de sistema. Isso permite que você continue usando o Kurumin 7, atualizando-o em relação às novasversões do Debian, até que se sinta confortável em mudar de distribuição. Naturalmente, as imagens do Kurumin 7 continuam disponíveis para download e ele continua sendo uma opção de distribuição leve para micros antigos, mas o uso em máquinas novas não é recomendado, já que por ser baseado em uma versão antiga do Kernel ele não será capaz de detectar alguns dos componentes. Entre março de 2008 ejaneiro de 2009 foi feita uma desastrada tentativa de continuação por parte do Leandro Soares, que acabou ridicularizando o nome do projeto. Devido a isso, novas propostas de continuidade passaram a ser polidamente rejeitadas. Com o encerramento do projeto, recomendamos o uso do Debian Lenny e de outras distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva.

Características

OKurumin difere das outras distribuições por ser desenvolvido com foco na facilidade de uso. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em português do Brasil, ao invés de serem escritos em inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito maisfamiliar.
Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows.
O fato de o sistema rodar a partir do CD o torna também uma boa opção na hora de mostrar o sistema aos amigos ou testar uma nova versão, pois você pode usá-lo em qualquer micro, sem precisar fazer backup de tudo, particionar o HD epassar por um processo tedioso de instalação. Você simplesmente dá boot pelo CD e ele roda sem alterar nada que está gravado no HD.
A primeira versão do Kurumin foi lançada em 14 de Janeiro de 2003. De lá pra cá foi um longo caminho. Nas primeiras versões, o Kurumin era muito mais compacto desenvolvido com o objetivo de caber em um mini CD. Como estas mídias armazenam apenas 193 MB, era preciso...
tracking img