Trabalho informal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - TEMA:

Cadê o emprego? Um estudo sobre o desemprego como fator determinante na precarização das condições de vida e as alternativas de sobrevivência das famílias da comunidade Sabará em Curitiba.

2 - APRESENTAÇÃO
É certo que uma das expressões da questão social com maior impacto sobre as condições de vida da humanidade é o desemprego, visto que automaticamente exclui uma grandeparcela da população da possibilidade do consumo, principalmente do consumo de alimentos, fundamental para garantia de sobrevivência.
O modo como encontra-se estruturada a sociedade capitalista, entendia como uma sociedade produtora de mercadorias, onde Segundo as aulas de Serviço Social e Trabalho da professora Solange Fernandes; “Tudo nesta sociedade se transforma em mercadoria, inclusive, pessoase sentimentos...”. Neste sentido, nesta relação reificada àquele que não alcança às condições de acesso a venda de sua mercadoria, no caso do trabalhador, a sua força de trabalho, fica a mercê da possibilidade da inclusão em algum programa social e ou busca alguma alternativa de sobrevivência, pequenos serviços ocasionais, coleta de materiais recicláveis, trabalho por dia, etc. Chegando a algunscasos a pequenos delitos, roubos e trafico de drogas. [1]
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) diz em seu relatório anual “Tendências Mundiais de Emprego” que o desemprego atingiu seu nível mais alto em 2009, tendo o número de desempregados no mundo atingido a marca de 212 milhões de pessoas e estima - se que o desemprego manter-se-á em um nível alto ao longo de 2010. O estudo assinalaque as medidas de estímulo coordenadas conseguiram evitar uma catástrofe social e econômica muito maior. No entanto, milhões de pessoas ao redor do mundo ainda não têm trabalho, benefícios de desemprego ou acesso a qualquer outro tipo de proteção social.
O mesmo relatório ainda aponta que em 2008, 633 milhões de trabalhadores e suas famílias viviam com menos de 1,25 dólares por dia e outros 215milhões de trabalhadores estavam em risco de cair na pobreza em 2009. Diante desse quadro a OIT adverte para a necessidade urgente do estabelecimento de uma ampla cobertura de esquemas de proteção social visando proteger os trabalhadores dos resultados das fortes oscilações econômicas.
Segundo Lazzareschi o emprego
(...) é uma relação social de trabalho muito recente, que data da segundametade do século XVIII, quando se consolidou o modo de produção capitalista moderno com a revolução industrial e a Revolução Francesa, (...) o emprego passou a existir apenas nas sociedades capitalistas, (...) é uma relação contratual de trabalho entre o proprietário e o não proprietário dos meios de produção e/ou renda pela qual se estabelecem as condições de compra e venda da força de trabalho.(LAZZARESCHI, 2007, p. 10 e 11).

De acordo com as explicações recebidas em sala de aula pela Professora o emprego é uma conseqüência do capitalismo. Ele é o elo formal entre o trabalhador e o modo de produção capitalista. Faz-se necessário lembrar que ele não une o trabalhador a uma organização específica, porque o indivíduo é livre para escolher a organização pela qual se efetivará sualigação.
Desta maneira o que caracteriza o desemprego é a não possibilidade de trabalho assalariado nas organizações. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica) classifica como pessoas desempregadas ou desocupadas aquelas que não estavam trabalhando, estavam disponíveis para trabalhar e tomaram alguma providência efetiva para conseguirem trabalho nos trinta dias anteriores à semanaem que corresponderam à pesquisa, teoricamente é a parte da população econômica ativa, portanto em idade adulta e em condições saudáveis para exercer alguma atividade na sociedade, e que infelizmente por circunstancias devidas, não estão podendo realizar sua função social.
Muitas são as causas do desemprego, e o que para alguns é a solução para o problema, se constitui como causa segundo...
tracking img