Trabalho infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Curso PEDAGOGIA

maria aparecida da costa vale de souza

As dificuldades no ensino da leitura



Tangará da Serra MT2011

Maria Aparecida Costa Vale de Souza

As dificuldades no ensino da leitura

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Orientador: LucianaAraujo Pimenta

Tutor Eletrônico: Luciana araujo Pimenta

Tutor de Sala: Doralice Marques Colognese

Tangará da Serra MT

2011



Maria Aparecida Costa Valede Souza

Dedico este trabalho para minha familia principalmente eo meu esposo José Geraldo que sempre esteve ao meu lado nos momentos triste e alegre.

"Ler não é caminhar e nem voar sobre as

palavras. Ler é reescrever o que estamos

lendo, é perceber a conexão entre o texto e ocontexto e como vincular com o meu

contexto"

(Paulo Freire)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por tudo que tem me proporcionado durante estes três anos e meio de caminha de facudade, e toda a minha familia que me encentivou e esteve ao meulado durante todo este tempo e acreditaram em mim.

souza Maria Aparecida Costa Vale. As dificuldades no ensino da leitura 2011, número de folhas 36, trabalho de conclusão do curso de pedagogia, sistema de ensino Unopar , Universidade Norte do Parána, Cidade de Tangará da

Serra MT, 2011

RESUMO

Apesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na leitura no ensino fundamental. Considerando a leitura fundamental no processo de aprendizagem, e organização e construção do conhecimento, buscou através de texto, um apoio teórico, na abordagem qualitativa na realização das atividades, através da observação e entrevista com professores e alunos da Escola Municipal Jucileide Praxedes,além de conta com experiência e prática do estágio supervisionado do sexto semestre de pedagogia, usarei a metodologia de pesquisa de campo para ampliar meus conhecimentos a respeito do problema.

Tem como objetivo buscar sanar dúvida com relação às dificuldades da leitura no ensino fundamental, com objetivo específico, Identificar a dificuldade do aluno em relação à leitura, descobrir as razõespelo quais muitos alunos estão deixando de desenvolver o habito da leitura, e analisar métodos que possa estar ajudando no desenvolvimento, pois aliando a teoria a prática, cuja finalidade é oferecer oportunidade e orientar o desenvolvimento da capacidade de expressão e formação do sujeito crítico e hábito da leitura no dia-dia. Considerando que o presente estudo trouxe-me resposta satisfatória parao meu questionamento a respeito das dificuldades da leitura enfrentada pelos os alunos. Deste modo sinto estimulada avançar no estudo para minha pratica pedagógica.

O trabalho teve duração de seis meses de Fevereiro a Agosto de 2011, onde trabalhei leitura de textos, trava- língua, ortografia, leitura individual, interpretação de texto.

Portanto fazer o aluno gostar da leitura é tarefa...
tracking img