Trabalho infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO (COLOQUE O TÍTULO DO TRABALHO)..........................4

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................

4.REFERÊNCIAS.........................................................................................................


1 1. INTRODUÇÃO
O filme retratam a dura realidade das crianças porém a forma com que elas encaram essas realidade e bem diferente.João e Bilu encaram tudo como normal ,conseguem sorrir,brincar se divertir,a realidade e cada um por se e Deus por todos,um filme escuro mostrando a tristeza daquelas crianças. O trabalho infantil é um problema socialde grande relevância no Brasil e no mundo.
Na atualidade, principalmente devido à criação e expansão de agências multilaterais.
Dedicadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente, esse problema tem sido discutido.
No âmbito do Estado e da sociedade, com foco na elaboração de políticas públicas que venham combate_lo.

A desigualdade social acontece na vida das crianças devido a mádistribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens e crianças ,vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem semter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros DESENVOLVIMENTO.
O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como tambémcultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho. O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
O processo deurbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientizá-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais.
A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação dotrabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e tambémauxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência. Podemos apreender que as circunstâncias históricas definiram e
Consolidaram a profissão na medida em que as políticas sociais se constituíram no
Brasil.
Neste processoque os assistentes sociais, ao lado de outros profissionais,
São demandados a implementar políticas sócio/assistenciais – públicas e privadas
–, operando sob duas perspectivas: a prestação de serviços e a ação sócio educativa
(política/ideológica).
Este movimento abriu para o Serviço Social brasileiro em expansão um
Mercado de trabalho que impulsionou sua profissionalização e ampliou suas...
tracking img