Trabalho inec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agradecemos a todos que contribuíram para que concluíssemos este trabalho, entre as quais citamos Márcia Feliciano. Em especial a nossos familiares, que nos apoiaram e foram pacientes com nossas ausências no decorrer das pesquisas e elaboração desta monografia.














































., se oadministrador da educação não se reconhecer como educador isto é, ao considerar-se meramente administrador, sua ação não se inspirará pela ciência pratica da educação que não conhece, nem pela práxis educacional na qual não se reconhece, se distanciado do objeto fim que é a educação e detendo-se na atividade meio que é a administração.


Celestino Alves da Silvajr.
RESUMO




O nosso objetivo neste trabalho foi evidenciar a administração escolar, contrapondo uma administração geral. Neste contexto a administração escolar acontece conforme os objetivos da escola garantindo a sua estrutura como organização educacional.

Destacamos através de pesquisas, que a escola é uma instituição ligada às estruturas sociais, onde se articulam as políticaseducacionais. Assim as organizações sociais interagem no processo de transformação desta sociedade.

A escola faz parte de um sistema organizado cujo objetivo principal é o ensino. O elemento humano aqui representado pelo aluno é beneficio da escola na sua organização.

Os cargos administrativos no setor organizacional, tornaram-se necessários a partir de fatores históricos que desencadearam umaserie de mudanças ao longo do tempo.

A educação é caminho seguro para a transformação social, tendo a escola como intermediária, portanto a articulação entre a ação educativa e administração escolar deverá ter como objetivo principal o aprimoramento intelectual do homem para atuar em uma sociedade democrática.


Palavras – chave: administração: geral e educacional








LISTADE ABREVIATURAS


CBE (Conferências Brasileiras de Educação)
ENAD (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)
ENEM (Exame nacional do ensino médio)
LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
MEC (Ministério da Educação)
ONU (Organização das nações unidas)
PNUD (Programa das nações unidas para o desenvolvimento)
SARESP (Sistema deAvaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)
UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization)
UNICEF (Fundo das nações unidas para a infância)
USAID (Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional)



















SUMÁRIO






capÍtulo i 6
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO II 8
A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
CAPÍTULO III17
3.1 ESCOLA E ORGANIZAÇÃO
3.2 O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA 20
3.3 o líder para uma organização democrática 23
CAPÍTULO IV 28
GESTAO DEMOCRÁTICA e participativa
4.1 transformação social 28
4.2 UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA DEMANDA ORIEN
TAÇÃO E COMPETÊNCIA32
CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32

Capitulo l


INTRODUÇÃO



O objetivo neste trabalho foi evidenciar com base nas reflexões e nas ideias as especificidades da administração escolar, contrapondo uma administração geral. O enfoque então foi mostrar que a administração escolar se dá nos moldes da escola,garantindo a sua estrutura como organização educacional com a intenção de cumprir os objetivos e garantindo desta forma que as mudanças necessárias aconteçam conforme os novos paradigmas da educação.


A discussão proposta aqui foi embasar os conceitos de uma gestão conservadora, visto que muitas vezes ela é tratada com uma certa reserva. As mudanças são vistas como um processo de...
tracking img