Trabalho individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20. Suas descobertas tiveram grande impacto na pedagogia, principalmente fornecendo esclarecimentos sobre o funcionamento da mente infantil, diferenciando-a dos adultos. Através de suas obras, pode- se compreender como ocorre a formação da moralidade, da ética e da cidadania nascrianças, preparando- as para serem inseridas no mundo adulto. Quando esse processo não é feito de maneira adequada, gera indisciplina, conforme observa-se em muitas classes. Assim, essa revisão de literatura procura abordar como ocorre a construção desses conceitos, segundo Piaget.

1. INTRODUÇÃO

Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segundametade do século XX. Foi um biólogo que dedicou seus estudos a submeter o processo de aquisição do conhecimento da criança aos olhos da ciência. Não atuou como pedagogo ou desenvolveu uma metodologia. Estudou as concepções infantis de tempo, espaço, casualidade física, movimento e velocidade. Esse campo de investigação recebeu o nome de epistemologia genética, que é uma teoria do conhecimento centradano desenvolvimento natural da criança.

Suas descobertas tiveram grande impacto na pedagogia, mas de certa forma, demonstram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Não se pode fazer uma criança aprender o que ela não tem condições de aprender. No entanto, mesmo possuindo tais condições, não vão se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termoscognitivos. Esse processo se explica pelo fato do conhecimento ocorrer por descobertas que a própria criança faz, o aprendizado é construído pelo aluno. Educar é, portanto, estimular a procura do conhecimento. O professor deve ter em mente o que a criança pode se tornar e não o que ela é.

Assim, fica claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras,valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção ocorre por duas vias: assimilação e acomodação. O primeiro processo consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Já a acomodação refere-se a modificações do sistema de assimilação por influência do mundo externo.

Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, que explica o carátermágico e pré-lógico do raciocínio infantil. A maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica consiste num abandono gradual do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, indispensável para a autonomia moral da criança (FERRARI, 2008).

Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. Precede a linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta. O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio desímbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.  O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número. Porvolta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses (FERRARI, 2008).

A obra de Piaget leva à conclusão de que o...
tracking img