Trabalho Individual SantClair Contabilidade 5 Semestre

3234 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 INFORMAÇÕES CONCEITUAIS E TEÓRICAS 4
2.1 APURAÇÃO DO "CUSTO" DE VENDAS 4
2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO 4
2.2.1 Modalidade de Custeio por Absorção 5
2.2.2 Modalidade de Custeio Variável 5
2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO 6
2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 8
2.5 CUSTEIO ABC (CUSTEAMENTO BASEADO EM ATIVIDADE) 9
2.6 PONTO DE EQUILÍBRIO 10
2.7 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 11
2.8 CONTABILIDADE GERENCIAL 12
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público alvo.
As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomarem as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um texto que contenha informações conceituais e teóricas que embasem o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, formação do preço de venda, o cálculo da margem de contribuição e o ponto de equilíbrio. Explica também a importância de um Sistema de Informação integrado a empresa e a aplicabilidade da Contabilidade Gerencial dentro da organização empresarial.

2 informações conceituais e teóricas
2.1 APURAÇÃO DO “CUSTO” DE VENDAS
A Contabilidade Industrial é a aplicação dos princípios da Contabilidade Geral para o registro e o controle patrimonial das empresas industriais.
Sua particularidade é

Relacionados