Trabalho Individual 2 Semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto










































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

QUESTÃO 01 4, 5, 6 e 7

QUESTÃO 02 8, 9, 10 e 11

QUESTÃO 03 12, 13, 14, 15 e 16

QUESTÃO 04 17, 18 e 19

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21 e 22





INTRODUÇÃO

Estaremos conhecendo e apresentando a seguir, os conceitos econômicos abordados na Microeconomia e Macroeconomia; Métodos QuantitativosAplicados à Gestão Empresarial e seus temas; os conceitos básicos de Ética, Política e Sociedade e também, entender os limites da utilização de estratégias para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e seu tipo de política adotada para essa manutenção.
QUESTÃO 01 – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas sãoapresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa decâmbio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto pesquise no internet uma notícia sobre cada um destes termos como exemplo.

A inflação

Inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda, tendo uma autonomia para se auto-alimentar por meio de reações em cadeia (o aumento de um preço podeelevar o aumento do outro), chamado assim de “espiral inflacionária”.
As duas causas da inflação são: a inflação de custos e inflação de demanda, sendo que a de custos está ligada ao lado da oferta, ou seja, o nível de demanda permanece o mesmo, mas há aumento nos custos de produção para ofertar determinado produto ou serviços, e a inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação àoferta de bens e serviços em uma economia, e sendo assim, a chance de ocorrer esse aumento, é quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego.
O lado positivo da inflação é chamado de “curva de Phillips”, onde a inflação está muito baixa a uma elevação no desemprego, indicando de certa forma, um aumento na economia, mostrando que as pessoas estão consumindo mais e as empresas tambémproduzindo mais, o que aumenta o nível de emprego.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia, através da mídia. Por exemplo, um trecho da reportagem do Jornal Folha de São Paulo (Inflação elevada muda hábitos no supermercado), onde diz que, “com o bolso mais apertado e menos confiante na economia, o consumidor voltou a fazer compras do mês, a se deslocar mais para economizar e a buscar nasprateleiras dos supermercados mais baratos uma forma de se proteger da inflação”.
Isso quer dizer, que o povo, com a elevação do preço dos alimentos, está deixando de consumir o produto de certa empresa que estão habituados a comprar, devido o aumento abusivo na inflação sobre aquele determinado produto, e sendo assim, passando a consumir produtos de outras empresas, com preços mais acessíveis paraque, sua renda possa cobrir o aumento da inflação aplicada nos produtos.


A taxa de juros


O instrumento utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação é a taxa de juros. Quando os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e acabam consumindo mais, aumentando a demanda, podendo pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender esse maiorconsumo. Os juros subindo, a autoridade monetária inibe consumo e investimento, ficando mais caros, a economia desacelera e evita-se que os preços subam para que não ocorra a inflação.
Para identificar as taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados como os bancos e é considerada a taxa básica influenciando sobre os juros de toda economia, foi criado o Selic...
tracking img