Trabalho indiv 2015 Edivaldo

2899 palavras 12 páginas
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

E

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE RODOVIAS

Aluno: Edivaldo Rodrigues de Menezes Gestão Ambiental, 5º Período Polo/Petrolina-PE Maio de 2015

1 - INTRODUÇÃO

A atual degradação ambiental pela qual passa o planeta é reflexo do crescimento e desenvolvimento desenfreados das atividades antrópicas há séculos. Tal degradação aumentou de forma considerável com o advento das revoluções Industriais, principalmente, na Inglaterra, tendo sido Londres sua primeira vítima, quando da ocorrência do fenômeno do SMOG (inversão térmica causada pelo uso indiscriminado do carvão em indústrias e residências), com aproximadamente 8.000 mortes.

O desenvolvimento industrial a qualquer custo adentrou o século XX, tanto com a expansão de novos mercados consumidores como do fornecimento de matérias-primas, sem que houvesse qualquer preocupação com a conservação do meio ambiente.

Ainda em meados do século XX, outra catástrofe ambiental de grande repercussão foi a contaminação da baía de Minamata, no Japão, onde uma Indústria lançava, desde 1930, dejetos contendo mercúrio. Tais dejetos causou a contaminação de peixes, moluscos e aves que eram consumidos pela população local. Em 1956 foi registrado o primeiro caso de contaminação humana - uma criança com danos cerebrais (hidragismo). Muitos casos foram observados depois desta data e a moléstia ficou conhecida como Mal de Minamata.

Após estes e outros acontecimentos históricos sobre degradação do meio ambiente, a conscientização sobre os problemas ambientais se deu, de modo sistemático, nos EUA, a partir do lançamento do livro Primavera Silenciosa escrito pela bióloga Rachel Louise Carson. No seu livro, Rachel documentou os efeitos deletérios dos pesticidas no ambiente, particularmente em aves. Seu trabalho culminou com a proibição do inseticida DDT nos Estados Unidos, bem como com a criação da Agência de Proteção Ambiental americana em 1969.

É com a

Relacionados