Trabalho humano x trabalho animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jésus
Keli
Márcio
Regiane
William








Trabalho Humano X Trabalho Animal













Nova Odessa
2009

Jésus Cristian
Keli Cristina
Márcio Brito
Regiane Guedes
William Camargo






Trabalho Humano X Trabalho Animal




Pesquisa bibliográfica apresentada no componente curricular Ética e Cidadania Organizacional do curso Técnico de Segurançado Trabalho da Escola ETEC, extensão de Nova Odessa.
Orientador: Joacir Florêncio



Nova Odessa
2009


Sumário

1 INTRODUÇÃO ..................3

2 A HISTÓRIA DO TRABALHO 3
2.1 visão grego – romana ........3
2.2 visão judaica – cristã 3
2.3 visão renascentista 3
2.4 o trabalho nos vários estágios da economia: 3
2.5 o trabalho nos dias atuais: 3
2.6 o trabalho no futuro 3

3VALORIZAÇÃO DO TRABALHO HUMANO: 3

4 O TRABALHO ESCRAVO 3
4.1 Condições de trabalho 3
4.2 Alojamento 3
4.3 Saúde 3
4.4 Saneamento 3
4.5 Alimentação 3
4.6 Maus tratos e violência 3

5 CONCLUSÃO 3

6 BIBLIOGRAFIA 3




1 Introdução

O objetivo principal do nosso trabalho é mostrar que o tema abordado “Trabalho Humano X Trabalho Animal”, é um assunto de grande relevância regional,nacional, que esse mesmo assunto existe em nossa sociedade e que deve ser combatido, extirpado do meio sócio-econômico.
A grande diferença entre um ser humano e os demais animais é a sua capacidade de raciocinar, o que gera a liberdade sobre seus atos que nenhum outro animal possui. É essa capacidade que, diferencia o tecelão de uma aranha, pois, apesar de realizarem basicamente o mesmotrabalho, o tecelão, ao contrário da aranha, planeja suas ações antes de realizá-las.
O problema é que existem inúmeros trabalhos que diminuem o homem de sua condição de animal, ou seja, faz com que ele passe de ser pensante a animal irracional, que age de acordo com seus instintos, um animal como outro qualquer. Um ótimo exemplo disso são os cortadores de cana brasileiros, cujo trabalho é absolutamentehumilhante, exaustivo e mecânico, sem a necessidade do raciocínio, que acaba igualando-os aos demais animais, que desde que bem treinados, seriam capazes de realizar a tarefa em questão.















2 A História do Trabalho
A história do trabalho teve sua origem na busca humana como forma de satisfazer suas necessidades biológicas de sobrevivência. À medida que essasnecessidades foram sendo satisfeitas, o uso de julgamento e discernimento na produção de escolhas e tomada de decisão na busca de realização de uma intenção, outras foram surgindo, fazendo com que nascessem novas relações que determinaram a condição histórica do trabalho.

2.1 VISÃO GREGO – ROMANA

TRÊS CATEGORIAS
O TRABALHO NA TERRA – Goza de prestígio e imagem semelhantes ao do guerreiro, para osgregos, este tipo de trabalho estabelece um elo com a divindade.
O TRABALHADOR ARTESÃO – Não é considerado um trabalho de criação livre, porque é feito para sobreviver recebe remuneração e esta a serviço de um usuário.
ATIVIDADE LIVRE DO CIDADÃO QUE DISCUTE OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE – Identificados como um trabalho onde o homem exerce toda a sua liberdade.

2.2 VISÃO JUDAICA – CRISTÃ
Otrabalho é encarado como uma labuta penosa, a qual o homem esta condenado pelo pecado. A bíblia o apresenta como castigo, explicação do pecado original por haver perdido a inocência original do paraíso. Adão é condenado a ganhar o pão com suor de seu rosto, assim como Eva é condenada as dores do parto.

2.3 VISÃO RENASCENTISTA
- O trabalho era concebido como um desenvolvimento para o homem e nãocomo um obstáculo.
- O trabalho seria a expressão do homem e de sua personalidade.
- O homem torna-se criador por sua própria atividade.
- O trabalho é a melhor maneira de preencher a vida.
Nesta visão, a satisfação do trabalho não decorre da renda, nem da salvação, sequer do status ou do poder sobre outras pessoas, mas sim do processo técnico inerente.

2.4 O TRABALHO NOS VÁRIOS...
tracking img