Trabalho homossexualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo deste artigo é demonstrar que como em qualquer grupo social há indivíduos diferentes entre si, que exibem comportamentos e características, que os individualizam dos demais, justamente como no universo dos homossexuais, portanto em qualquer sociedade a presença da diversidade é um fenômeno natural. É imprescindível compreender essas desigualdades e respeita-las uma vezque são direitos inerentes do ser humano a vida privada, dignidade, igualdade, liberdade, entre outros. “O termo homossexualidade é usado para designar a relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo”. Fazem parte desse grupo os bissexuais. As construções dessas identidades sexuais estão subordinadas às condições culturais historicamente estabelecidas em uma determinada sociedade.
A falta deinformação gera certa discriminação referente ao homossexualismo, isso porque, ainda se associa a homossexualidade à AIDS, doença que já foi considerada “câncer gay”, pois quando houve o grande surto da doença, em torno de vinte anos atrás, uma grande parte dos contaminados era homossexual.
. Para aumentar a complexidade da questão, existem lugares que adotam o termo “casamento”, mas não dão todos osdireitos aos casais homoafetivos: ocorre-me agora o exemplo de Portugal, onde a mesma lei que permite o casamento homoafetivo veda adoções. Finalmente, existem os casos de países onde o casamento/união civil homoafetivo é permitido em apenas algumas regiões e reconhecido (ou não) em outras, como é o caso dos EUA e do México, além de países onde não há casamento ou união civil homoafetiva, mas sãoreconhecidas as uniões desse gênero realizadas em outros lugares. Dez países que legalizaram o casamento homoafetivo (África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal e Suécia).
Entre os direitos mais importantes assegurados pelo casamento ou união civil que podem ou não ser concedidos pelos países onde há a união civil e/ou casamento homoafetivo, temos osseguintes:
* Adoção de crianças
* Permissão para tratamento de fertilidade, no caso dos casais que queiram procurar o serviço de inseminação artificial e/ou mãe de aluguel
* Direito de herança
* Direito a receber pensão previdenciária
* Uso do sobrenome do parceiro (a)
* Extensão do direito a estrangeiros e reconhecimento do casamento para fins migratórios no caso de casamentoentre nacional e estrangeiro

Algumas religiões exercem grande influência, pois consideram a homossexualidade como algo negativo, pecaminoso, o que faz com que muitos homossexuais não exerçam sua identidade homossexual, com medo de “retaliações divinas”, sentimento de culpa, ou até mesmo por reprovações de seus familiares que por sua vez sofrem influência do que é passado por algunsrepresentantes religiosos.
Todos os cartórios do Estado de São Paulo terão de habilitar obrigatoriamente homossexuais para o casamento civil. O Diário Eletrônico da Justiça publicou no dia 18/12/2012 às alterações nas Normas de Serviço da Corregedoria-Geral que aplicam ao casamento ou à conversão de união estável em casamento de pessoas do mesmo sexo as regras exigidas de heterossexuais, a medida entrou emvigor no dia 01\03\2013. Os casais homossexuais não precisarão mais ter de registrar primeiramente a união estável para depois solicitar a conversão em casamento. Nem terão de recorrer à Justiça para garantir o casamento ou a conversão da união. Basta ir diretamente ao cartório de registro de pessoas naturais e solicitar a habilitação para o casamento.

A influência da cultura

Segundo Laraia(2001), Eduard Tylor é o precursor do conceito de Cultura como conhecemos hoje, procurando demonstrar, com apoio nas ciências naturais, que a cultura pode ser objeto de estudo, pois tem a propriedade de poder ser sistematizada e analisada de maneira objetiva, proporcionando, dessa maneira, formulações de leis sobre os processos envolvidos e da sua evolução.

“No decorrer da história da...
tracking img