TRABALHO HISTORIA DA MODA TINTORETTO 2

385 palavras 2 páginas
Jacopo Robusti, conhecido por Tintoretto, deve o apelido à profissão de tintureiro do pai. Ele começou o esboço na parede de seu pai, que percebendo o seu talento,o levou ao estúdio de Ticiano para ver até onde ele poderia ser treinado como artista. Ficou por pouco tempo ao lado de Ticiano, e breve já estava estudando por conta própria, tinha alta ambição e mantinha escrito na porta de seu ateliê “Desenho de Michelangelo e colorido de Ticiano”.
Durante muito tempo Tintoretto foi classificado como o último pintor renascentista, passou depois a ser considerado o primeiro mestre da pintura barroca, e hoje é apontado como grande vulto do maneirismo. É difícil classifica-lo com precisão, pois em sua obra existem exemplos das três correntes. O pintor preocupou-se igualmente com a forma e com a cor, suas obras eram altamente dramáticas, fogem à placidez e regularidade da composição renascentista.
Tintoretto estudou especialmente as telas de Michelangelo e Sansovino, e aos poucos se tornou um especialista em modelagem em cera e método de argila (também utilizado por Ticiano). Executou muitos trabalhos sem nada cobrar e com isso foi conseguindo espaço na sociedade.
Em 1539, ele já era um artista independente. Contudo, seu reconhecimento demorou a chegar. O pintor não atraía o patrocínio da aristocracia. O divisor de águas de sua carreira foi à obra “O milagre de São Marcos” (1542/1548). Apesar de a pintura ter causado sensação, com o ineditismo de imagens, ela foi rejeitada inicialmente. Mais tarde, a tela trouxe grande reconhecimento ao artista e firmou sua reputação.
Em 1564, a Scuola di San Rocco abriu o concurso para a decoração de suas salas e convidou os principais pintores venezianos a participar. Todos apresentaram um simples projeto, mas no dia da decisão Tintoretto mandou descobrir uma das paredes e mostrou um trabalho acabado, que ofereceu de presente à instituição. Como o estatuto da escola não permitia a recusa de doações, a vitória coube ao pintor, que,

Relacionados