Trabalho Hist Ria Das Ideias Psicol Gicas Chomsky E Goethe

2674 palavras 11 páginas
AVRAM NOAM CHOMSKY
Biografia
Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo, ativista, autor e analista político estadunidense que nasceu na Filadélfia (Estados Unidos), no dia 7 de dezembro de 1928. Considerado um empirista, se tornou doutor em 1955, através de uma tese sobre a análise transformacional, elaborada a partir das teorias de Z. Harris, de quem foi seguidor. Gramática universal, demonstração e desenvolvimento levam em consideração diversos estudos que partiram das ideias de Chomsky. Além de suas atividades no campo linguístico, Chomsky frequentemente intervinha no setor político, provocando diversas polêmicas com suas denúncias sobre o imperialismo estadunidense, desde o começo da Guerra do Vietnã e suas reiteradas críticas ao sistema político e econômico dos Estados Unidos.
Da sua inspiração no racionalismo e da tradição lógica dos estudos da linguagem, ele apresenta uma teoria a que chama de gramática e seu estudo se dá especificamente na sintaxe que, para ele, constitui um nível autônomo e central para a explicação da linguagem.
Chomsky é conhecido mundialmente por abordar variados assuntos, desde política, como citado anteriormente, até gramática, seu maior e mais difundido estudo. Ele aborda diversas áreas de conhecimento e diferentes, ou melhor, polêmicas, opiniões. É refutado e criticado por muitos políticos, filósofos, historiadores e psicólogos.

Linguística – O Início
Linguística é definida pelo estudo da linguagem, das diferentes línguas e da gramática. Numa época em que esse ramo da ciência estava estabilizado, Noam Chomsky apareceu com grandes ideias. Pela visão clássica, o estudo de uma língua baseava-se somente nos textos escritos, ou seja, os estudiosos da área teriam que dominar vários idiomas, desde as línguas mais antigas, como o latim e o aramaico, até as línguas mais novas, e saber como descrevê-las no papel, passando de uma língua para outra.
A partir do início do século XX, a sociedade passou a ter em mente que o que importava não

Relacionados

  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas