Trabalho grupo positivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Atualmente, a Tecnologia da Informação está inserida em nosso dia-a-dia, dentro e fora das organizações. No mundo corporativo, atua como uma forma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial competitivo no mercado, ou então como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizados em pessoas. Acompetitividade e a sobrevivência das Organizações dependem cada vez mais de sua capacidade de perceber as mudanças e antecipar-se às novas demandas, realinhando os investimentos em competências, tecnologias, produtos, serviços e mercados. A velocidade com que a informação e o conhecimento são criados e circulam sem fronteiras, potencializa a importância da tecnologia. As Organizações devem apoiar-se àInteligência Empresarial, estrategicamente suportada pela Tecnologia da Informação (TI). No surgimento da computação conseguiu-se automatizar certas tarefas das grandes empresas ou de órgãos do governo, mas com o avanço da tecnologia os computadores passaram da automatização de tarefas a tratar as informações. A informação nada mais é do que dados organizados da empresa para facilitar o aproveitamentodo usuário, mas pode também ajudar a empresa na continuidade de suas atividades. Podemos definir a Tecnologia da Informação (TI) como sendo o conjunto das atividades e as soluções fornecidas pelos recursos da computação, podendo estar ligada a diversas áreas do mercado. A tecnologia da informação pode ser aplicada para produção e aperfeiçoamento do ensino, facilitando o aprendizado em diversasáreas da educação, englobando os diversos níveis de conhecimento. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo traçar uma análise do sistema financeiro de uma empresa prestadora de serviços de T.I.
O Grupo Positivo é uma holding brasileira, sediada na capital paranaense Curitiba, que atua nos segmentos educacional, gráfico-editorial e de informática. Fundado em 1972, a partir dacriação de uma escola e de uma gráfica, o grupo é considerado uma das maiores corporações de Educação e Tecnologia no Brasil. O Grupo Positivo está presente nos 26 estados brasileiros (mais o Distrito Federal) e mantém negócios em países da Ásia, América do Sul, África, Europa, Oriente Médio, além dos Estados Unidos.


A EMPRESA


Fundado a partir da criação de uma escola e de umagráfica e com o sucesso de uma nova metodologia de ensino desenvolvida, aprimorada e sistematizada pelos professores fundadores do grupo, a rede de escolas próprias foi ampliada para os demais níveis educacionais. Para imprimir o material didático, os professores inauguraram uma pequena gráfica, a atual Posigraf. O material didático era colorido, uma novidade para a época.
Em 1979, o grupo inicioua venda de livros e serviços a outras escolas em todo Brasil. Em 1988, os professores-fundadores decidem atuar no Ensino Superior e inauguram as Faculdades Positivo – atualmente, Universidade Positivo.
A Positivo Informática foi criada em maio de 1989 com o objetivo inicial de fabricar e vender computadores para escolas clientes do Grupo Positivo em todo Brasil. No ano seguinte, aCompanhia identificou a oportunidade de fornecer computadores e soluções de informática para empresas e instituições do poder público, por meio de licitações públicas.
Em 1994, a Positivo Informática criou seu Segmento de Tecnologia Educacional, dando início à comercialização dos primeiros softwares educacionais para escolas e para o varejo.
Em 1998, é inaugurada a escola de idiomas CLP –Centro de Línguas Positivo. Neste ano, as Faculdades Positivo são transformadas em UnicenP – Centro Universitário Positivo.
Em 2000, lançou o Portal Educacional, site dirigido às escolas privadas e, no ano seguinte, o Portal Aprende Brasil, desenvolvido para atender as necessidades do setor público.
Em 2004, o grupo estreou no mercado de varejo vendendo computadores para as...
tracking img