Trabalho gerenciamento de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE IMPACTA DE TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO DE PESQUISA PRATICA E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Autores:
Fabrício Martins
Rafael Aguiar Rodrigues

Daniele Souza
Álvaro Guilherme Rolim da Silva
Reynaldo Mazzante
Manoel Messias
Verônica Lopes

Prof. Esp. Carlos Henrique VeríssimoSão Paulo, 20 de março de 2012

* SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO 3
1.2 DEFINIÇÕES BASICAS 6
2 Diferenças basicas entre PERT X com 11
3. Conclusão 13
4. BIBLIOGRAFia 13

INTRODUÇÃO
Devido a crescente demanda por projetos surge a necessidade de se aplicar técnicas que tenham eficácia na gestão de tais projetos. Estas técnicas tem fundamentação cientifica etem sido melhorada e estudada à medida que são aplicadas na gerencia de projetos de diversas finalidades.
Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais técnicas de gerenciamento de projetos suas diferenças e casos em que foram aplicados e os resultados obtidos.
APRESENTAÇÃO
O que é Projeto? Projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produtos eserviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter a duração de alguns dias ou vários anos [Dinsmore e Cavalieri 2003].
Um projeto é um empreendimento único com inicio e fim bem definidos, que se vale de recursos limitados e que é dirigido por pessoas afim de alcançar um objetivo único.
Segundo o PMI, O projeto pode ser definido porcaracterísticas distintas como temporário, único e progressivo. A característica de ser temporário é muito importante, pois todo projeto tem um início e um fim definidos. O projeto termina quando os objetivos para o qual foi criado são atingidos ou quando se torna claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão mais ser atingidos ou a necessidade do projeto não existe mais [PMI 2000].
Desde osprimórdios da civilização vem sendo realizados projetos. Um exemplo foi a construção da cidade de Alexandria no Egito no ano de 332 A.C. Projetos têm sido planejados e executados pelas organizações. No entanto para que um projeto seja realizado de forma eficaz, é necessária a organização do trabalho [Martins 2003].
No inicio da década de 60, o gerenciamento de projetos foi formalizado como ciência,as organizações começaram a enxergar o beneficio do trabalho organizado em torno dos projetos e a compreender a necessidade crítica para comunicar e integrar o trabalho de múltiplos departamentos e profissões [Sisk 1998].
A gestão de projetos envolve criar um equilíbrio entre as demandas de escopo, tempo, custo, qualidade e bom relacionamento com o cliente. O sucesso na gestão de um projeto estárelacionado ao alcance dos seguintes objetivos: entrega dentro do prazo previsto, dentro do custo orçado, com nível de desempenho adequado, aceitação pelo cliente, atendimento de forma controlada às mudanças de escopo e respeito à cultura da organização [PMI 2000].
Porem para que se possa fazer uma gestão eficaz de projetos é necessária à aplicação de técnicas fundamentais que dão suporte para osucesso do projeto.
E como instrumento auxiliar do planejamento é que foi desenvolvido o método CPM no ano de 1956 pela companhia Dupont de Nemours, sediada nos EUA, que com o receio de não conseguir realizar o lançamento de novos produtos dentro dos prazos contratados, formou um grupo de trabalho com a missão de estudar novas técnicas de administração no setor de engenharia. Desta formadesenvolveu-se o método CPM(Critical Path Method ou método do caminho Critico), para realização de seus objetivos.
No mesmo ano a oficina de projetos especiais da marinha americana começou a estudar ideias sobre o controle do programa Polaris para termina-lo em tempo previsto e assim criou o método PERT(program Evaluation and Review Technique ou Técnica de avaliação e Revisão de Programa) e começou...
tracking img