Trabalho futuros empreendedores rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUCIENE RANGEL LIUTI

FUTUROS EMPREENDEDORES: ATIVIDADE RURAL

Linhares
2010
LUCIENE RANGEL LIUTI

FUTUROS EMPREENDEDORES: ATIVIDADE RURAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Agropecuária.Prof. Fabio Rogério Proença

Linhares
2010
SÚMARIO

1 – Introdução ........................................................................................................... 4

2 – Texto .................................................................................................................... 5
2.1 Atividades rurais.......................................................................................... 5

3 – Conclusão ........................................................................................................... 8

4 – Referências Bibliográficas ................................................................................ 9

1 – INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo esclarecer duvidas de empreendedores quedesejam investir no segmento agrícola, orientando a aplicar e desenvolver os conceitos e as particularidades da atividade rural. O texto mostra que a contabilidade rural tem a responsabilidade de fornecer informações que possibilitam o planejamento e controle de futuras operações. Mostra que para cada tipo de exploração de atividade rural é preciso um sistema adequado de custos.
Visto que ainda amaioria das pessoas pensam que a agricultura se restringe apenas em arar o solo, plantar sementes, fazer colheitas, ordenhar vacas ou alimentar animais para o corte, mas devemos ter conhecimento da chamada Industrialização da agricultura, onde está ultrapassando as fronteiras, e tem gerado crescente e dependência da agropecuária.
Mas, muitos micros e pequenas empresas já descobriram as vantagens dacontabilidade rural, como estratégia para analisar com mais profundidade a contabilidade aplicada aos diversos ramos do agronegócio.
A propriedade rural deve ser encarada como uma empresa, produtora de bens e serviços. Com o objetivo de produzir economicamente, ou seja, com lucro.
Sendo assim, este estudo visa demonstrar a importância da Contabilidade Rural para o pequeno, médio e grandeprodutor rural, como uma ferramenta gerencial que permite, por meio da informação contábil, o planejamento e o controle orçamentário para tomada de decisões, além de contribuir para o controle dos custos e comparação de resultados. Essas informações são indispensáveis para planejar a diversificação de culturas e a modernização do setor.

2 - TEXTO

Ao se investi no segmento agrícola é necessárioentender a diferença dos termos agronegócio e agroindústria e empresas rurais.
O agronegócio inclui todos os setores relacionados às plantações e às criações de animais, como comércio de sementes e de máquinas e equipamentos, as indústrias agrícolas, os abatedouros, o transporte da produção e as atividades voltadas à distribuição. Este tipo de produção agrícola também é chamado de agribusiness ouagrobusiness. ( WIKIPÉDIA, 2009).
Já a agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento deinsumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.
Para inicio desse processo temos as empresas rurais que são unidades de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas...
tracking img