Trabalho futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMILA POYATOS DIAS VEIGA










uSO DE FERRAMENTAS DE ESTATÍSTICA NA TOMADA DE DECISÃO DE UM JOGO DESPORTIVO: ESTUDO DE CASO DA MODALIDADE FUTEBOL DE CAMPO






















Presidente Prudente
Estado de São Paulo – Brasil
Agosto - 2011










CAMILA POYATOS DIAS VEIGA










uSO DE FERRAMENTAS DE ESTATÍSTICA NA TOMADA DEDECISÃO DE UM JOGO DESPORTIVO: ESTUDO DE CASO DA MODALIDADE FUTEBOL DE CAMPO









Relatório Parcial da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Estatística. Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP


Orientadora: Profa.Dra. Silvely Nogueira de Almeida SalomãoNéia
Coorientadora: Profa.Dra. Vilma Mayumi Tachibana





Presidente Prudente
Estado de São Paulo – Brasil
Agosto- 2011

RESUMO


O presente estudo se trata de uma forma diferenciada de analisar partidas de futebol, com a aplicação da estatística espacial pontual, em que as ocorrências durante o jogo são mapeadas. O objetivo é encontrar a formaideal de analisar os jogadores e o jogo como um todo, e auxiliar na tomada de decisão do técnico ao treinar e escalar seu time.


A aplicação de estatística espacial pontual às ocorrências pode trazer resultados significativos sobre uma tendência nos jogadores durante as partidas de futebol.


As ocorrências analisadas são: faltas cometidas, faltas recebidas, chutes feitos ao gol doadversário, chutes recebidos ao gol pelos adversários, considerando cartões amarelo e vermelho, e gols sofridos ou marcados. Com o decorrer do estudo, novas variáveis podem ser adicionadas como: passes errados e lançamentos. Porém é preciso de mais habilidades na coleta dos dados para acrescentar variáveis.


Uma amostra piloto foi feita para testar a forma de coleta dos dados eanálises parciais foram feitas em cima dessa amostra para um melhor entendimento do estudo.


Os software utilizados para armazenamento dos dados e as análises são: Excel, SAS e Arcview.


As correlações entre as variáveis serão feitas por análises multivariadas, as quais estão sendo estudadas para a aplicação.



SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNDAMENTAÇÃO EM ESTATÍSTICA ESPACIALPOR PROCESSO PONTUAL 4

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 10

4 RESULTADOS 12

1º Jogo 13

2º Jogo 19

Comparação entre o 1º e o 2º Jogo 23

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

REFERÊNCIAS 28

ANEXO 1 29
1 INTRODUÇÃO






O Futebol surgiu no século XIX na Inglaterra e chegou ao Brasil através do brasileiro filho de inglês Charles William Miller no final deste século,apesar de existirem outras versões da forma como o futebol chegou ao Brasil. Independente de que forma o futebol tenha sido introduzido no Brasil, a verdade é apenas uma, o futebol se tornou o esporte mais popular e atinge milhões de torcedores pelo mundo. No Brasil é o esporte mais assistido e mais comentado. Gira milhões de reais no meio futebolístico, entre compra e venda de jogadores, hoje pode-sedizer que existe um comércio de jogadores. O fanatismo dos torcedores tem pressionado o clube a estar sempre investindo em melhorias para o time, tanto na compra de atletas como nas análises estatísticas de dados coletados durante uma partida, denominados scout, que fornece um mapeamento do jogo de futebol quer seja individualizado ou em equipe. Criado em 1936, veio como proposta contar aquantidade de passes, lançamentos, desarmes, cruzamentos, finalizações com e sem chances de gol e outras ocorrências do jogo, para oferecer ao espectador informações que contribuem para o fácil entendimento do jogo de futebol. Atualmente, ele vem sendo muito utilizado em outros esportes coletivos como o vôlei, basquete e até mesmo em jogos individuais como o judô.

O estudo feito através de...
tracking img