Trabalho ftc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho mostrara a estrutura de mercado e suas divisões, baseando-se em características observadas em mercados existentes. As principais estruturas são: Concorrência perfeita; Monopólio; Concorrência monopolista e Oligopólio.
No mercado de bens e serviços é determinado o nível de produção agregada, bem como nível geral de preços que esta condicionada pela evoluçãodo nível de demanda e oferta agregadas de bens e serviços.
No mercado de fatores de produção – mão-de-obra, capital, terra e tecnologia apresentam diferentes estruturas e dependem da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços.
Apresentação da empresa FTC, a origem da empresa, uma das maiores transportadoras de carvão mineral do sul do Brasil.
Missão:Abastecer com eficácia e rapidez as empresas que utilizam carvão mineral, atender os demais clientes com um serviço de transporte de qualidade e segurança.
Visão: “Estar cada vez mais presente no mercado.”.
A FTC se destaca por ser uma empresa monopolista no setor de transporte ferroviário, transportando enormes quantidades de carvão mineral para a empresa Tractebel: produtora de energia.
Éuma empresa cidadã, comprometida em melhorar a qualidade de vida da comunidade na qual participa, seja através da realização de campanhas internas, importante patrimônio da empresa, a sua equipe de colaboradores a FTC no futuro pretende expandir ainda mais a sua linha de serviços.










2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ESTRUTURA DE MERCADO

Segundo Vasconcelos; Garcia;(2005, p.76) as estruturas de mercado são os modelos de como os mercados estão sendo organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda. As principais estruturas são: Concorrência Perfeita; Monopólio; Concorrência Monopolista; e Oligopólio. Mercado é o conjunto de pontos de contato (ou seja, onde se colocam junto osvendedores de um bem ou prestadores de serviço e os potencias compradores desse bem ou usuários de tal serviço, de modo a serem estabelecidas as condições contratuais de venda e compra ou da prestação e uso de serviço).

As várias formas e estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características:
a) Número de empresas que compõem esse mercado;
b) Tipo do produto (se as firmasfabricam produtos idênticos ou diferenciados);
c) SE existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas neste mercado.
(VASCONCELOS; GARCIA; 2005 P.76)

2.2 MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
2.2.1 Concorrência Perfeita
Segundo Vasconcelos; Garcia; (2005, p. 76 e 77) a concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal forma queuma empresa isoladamente, por se insignificante, não afeta os níveis de oferta de mercado e, conseqüentemente o preço de equilíbrio. AS empresas são apenas tomadoras de preços. Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairia novas firmas para o mercado, pois também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado (devido aoaumento de numero de empresas), os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente os lucros extras, até chegar a situação de que só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas as mercado.
(VASCONCELLOS; GARCIA; 2005 p. 76 e 77).

Segundo Graduação Unilasalle, Características:
▪ Existe um grande numero de pequenas empresas produtoras no mercado (automatizado);▪ As firmas produzem um produto homogêneo (padronizado) com substitutos perfeitos. Ex.: Produtos hortifrutigranjeiros;
▪ As empresas não têm influencia sobre os preços dos produtos, pois são tomadoras de preços do mercado (transparência de mercado através da informação instantânea sobre os preços dos produtos). A demanda para a empresa é perfeitamente elástica e a curva de oferta é...
tracking img