Trabalho fotorele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETROELETRÔNICA

Foto-relé

2012
SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Descritivo de funcionamento 4
3. Diagrama elétrico 5
4. Lista de Componentes 6
5. Descrição dos Componentes 7
6. Problemas encontrados 10
7. Conclusão 11
8. Referências Bibliográficas 12

Introdução
Os relés são chaves eletromagnéticas usadas para o acionamento de cargas de alta tensãoe/ou alta corrente a partir de um circuito de baixa tensão, utilizando juntamente com um potenciômetro e um LDR ( Resistor dependente de luz) temos um circuito simples mas de grande utilidade.

Diagrama Elétrico

Descritivo do funcionamento
Quando a luz incide sobre o LDR, sua resistência é mínima, portanto a corrente não passa pela base do transistor deixando ele na posição de corte. Quandoa luz é interrompida, a resistência do LDR é máxima, passando corrente pela base do transistor deixando ele na posição de saturação, energizando a bobina do relé e ligando a lâmpada. Neste caso o transistor está trabalhando como chave.

Lista de Componentes
* Q1 – Transistor NPN de uso geral (BC548)
* D1 – Diodo de silício de uso geral (1N4007)
* LDR – Resistor dependente de luz* K1 – Relé de 12 V com bobina de 50mA
* P1 – Potenciômetro de 100K ohms.
* R1 – Resistor de 10 k ohms e 1/8 W – (marrom, preto, laranja)

Descrição dos Componentes
Diodo
Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante suaformação.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício). Ele permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro.
LDR
LDR (Resistor Dependente de Luz) é um tipo de resistor cuja resistência varia conforme a intensidade deradiação eletromagnética do espectro visível que incide sobre ele. Não se aplica a Lei de Ohm , normalmente aplica-se a quinta lei de Newton da relatividade das membranas.
Um LDR é um raio de infra-vermelho de entrada (sensor) que converte a luz em valores de resistência. É feito de sulfeto de cádmio (CdS) ou seleneto de cádmio (CdSe). Sua resistência diminui quando a luz é muito alta, e quando a luz ébaixa, a resistência no LDR aumenta. Um multímetro pode ser usado para encontrar a resistência na escuridão ou na presença de luz intensa. Estes são os resultados típicos para um LDR padrão:
Escuridão : resistência máxima, geralmente acima de 1M ohms.
Luz muito brilhante : resistência mínima, aproximadamente 100 ohms.
O LDR é muito frequentemente utilizado nas chamadas fotocélulas quecontrolam o acendimento de poste de iluminação e luzes em prédios. Também é utilizado em sensores foto-elétricos assim como foto-diodos não polarizados.
Relé
Um relé ou relê é um interruptor acionado eletricamente. A movimentação física deste "interruptor" ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavancaresponsável pela mudança do estado dos contatos. O relé é um dispositivo eletromecânico ou não, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos. Servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do Relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Quando uma corrente originada no primeiro circuitopassa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicabilidades do relé é utilizar-se de baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das possíveis altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).
A mudança de estado dos contatos de um relé ocorre...
tracking img