TRABALHO FORMATAÇAO

670 palavras 3 páginas
Figura 1 - Tipos de sistemas 1
Figura 2 - Funcionamento do sistema 2
Figura 3 - Gráfico de Mollier 3
Figura 4 -Dados para consulta 4
Figura 5 - Resolução do exercício 4

sumário

Refrigeração termodinâmica 1
Funcionamento de um sistema de refrigeração 2
Cálculos de eficiência e capacidade do ciclo de refrigeração 3
Exercício:.................. 4
Calcule a taxa de eficiência do ciclo, Onde: 4
Resolução: 4
Conclusão................ 5

Refrigeração termodinâmica

A refrigeração é processo termodinâmico em que o calor é retirado de um sistema isolado para o ambiente, através de um fluido denominado refrigerante. É importante lembrar que existem três tipos de sistemas termodinâmicos sendo estes isolados, abertos e fechados.

Figura 1 - Tipos de sistemas

A segunda lei da termodinâmica trata simplesmente das transferências energéticas entre corpos. Em outras palavras, o calor de um corpo mais quente vai para um corpo mais frio. É importante, no entanto saber que calor é uma forma de energia e o conceito de quente e frio é apenas uma sensação relacionada com as variações de temperatura.
Desde a descoberta das propriedades criogênicas dos gases pelo homem no século XVIII, muitas pesquisas foram realizadas. Uma delas partiu da necessidade que as pessoas tinham de manter seus alimentos conservados, degustar bebidas geladas, enfim obter tudo o que a refrigeração pode proporcionar ao invés de utilizar a neve como refrigerador.
No ano de 1748 Wiliam Cullen demonstrou que era possível extrair o calor presente em um ambiente através das propriedades dos gases, porém não foi mais longe. Um inventor chamado Jacob Perkins em 1834 construiu a primeira máquina de refrigeração, que foi chamada de geladeira em virtude do nome desta máquina ter sido usado pela primeira vez, pelo engenheiro Thomas Moore.
Os gases mais utilizados como fluido refrigerante são dióxido de enxofre, amônia, clorofluorcarboneto (CFC),

Relacionados

  • Sugar Blues
    83124 palavras | 333 páginas