Trabalho formal e infomarl no brasil

5094 palavras 21 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
Escola de Administração
[ADM 1156] Relações do Trabalho
Prof. César Augusto Tejera De Ré

´´O Trabalho formal e informal na realidade brasileira´´

Eduardo Cirne
Filipe Kramer da Silva Garcia
Guilherme Duarte Karam
Jean Mary E Augustin
Robson Sotoriva Piccini

Porto Alegre, novembro de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O trabalho pode ser considerado como um conjunto de atividades intelectuais e/ ou físicas realizadas. Esse esforço rotineiro e repetitivo teve mutação histórica de sua relação ao longo da historia da humanidade. Ele já foi considerado como uma atividade exclusiva para os escravos e para os servos. Hoje em dia, sua importância socioeconômica o posiciona como algo essencial na vida. O ser humano passou a ter a obrigação de trabalhar para sobreviver.
Sendo assim, a Organização Internacional do Trabalho, que é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas, vem se especializando nas questões do trabalho no mundo. O trabalho é regido pela lei e no mundo são definidos dois grandes tipos de trabalho: o trabalho formal e o trabalho informal.
O trabalho formal, no Brasil, é aquele com benefícios e carteira profissional assinada. É fornecido geralmente por uma empresa, que se compromete a respeitar todos os direitos trabalhistas garantidos. De acordo com as ultimas informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil, para o período de janeiro de 2013 a setembro 2013, houve uma geração de 4,7 milhões de emprego formais. Esse crescimento é generalizado, pois houve expansão em todas as áreas do país.
Surgido pela primeira vez em estudos realizados pela Organização internacional do trabalho (OIT), em 1972, para descrever as condições de trabalho recorrentes em Gana e no Quênia, o trabalho informal, por sua parte, é aquele no qual o trabalhador exerce uma atividade sem as condições regulamentadas pelo governo. A falta de vinculo empregatício

Relacionados

  • Trabalho formal e infomarl no brasil
    5094 palavras | 21 páginas