Trabalho final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve historia da economia brasileira

O processo de substituição de Importação

Transformação no modelo econômico brasileiro

Até a República Velha (1989-1930), o bom desempenho das exportações determinava os rumos da economia brasileira era que na época restringiam- se a alguns poucos produtos agrícolas, em especial o café plantado na região Sudeste. A economia brasileira era, era,portanto, agroexportadora.

A primeira metade do século XX foi marcada por 3 acontecimentos, importantes, que afetaram significativamente a economia brasileira:

a) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

b) A Grande Depressão (1929-1933)

c) A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

No inicio do século XX, as condições do mercado internacional de café determinavam o desempenho da economiabrasileira. O Brasil era à época o principal produtor de café.

A demanda de café dependia das oscilações no crescimento da economia mundial, aumentando em momentos de prosperidade econômica e reduzindo-se quando as grandes potências ocidentais entravam em crise ou em guerra. As crises internacionais tinham um efeito negativo sobre as exportações do café, criando sérias dificuldades para aeconomia brasileira.

Havia, nas décadas de 1920 e 1930, uma super produção de café, que pressionava os preços no mercado internacional antes mesmo da crise dos anos 1930. Na tentativa de corrigir este problema o governo desvalorizou a moeda nacional para ampliar a exportação, outra medida usada era a compra de excedentes para estocar e diminuir a oferta de café no mercado.

Em 1930, a produçãonacional de café era enorme e a economia mundial entrou numa das maiores crises da história, com a queda da bolsa de Nova York (1929), ocorre um crescimento assustador dos níveis de desemprego. A depressão de 1929 só não destruiu a antiga URSS, as taxas de desemprego chegaram a 22% na Inglaterra e Bélgica, 27% nos EUA e 44% na Alemanha.

O reflexo da crise acaba atingindo o mercado internacionalde café, ocasionando uma significativa queda no valor do café. O governo se viu obrigado a intervir fortemente no mercado, comprando e estocando café com o intuito de resguardar a estabilidade e o emprego. Com tudo houve a necessidade de queimar 1/3 do café entre 1931/1939.

Houve uma queda no nível de renda no Brasil de 25% a 30%, e o índice de preços dos produtos importados subiu 33%.comoconseqüência, a redução das importações foi por volta de 60%. Com isso a demanda interna passaria a ter importância crescente como elemento dinâmico nessa conjuntura de recessão mundial, a crise de 1930 foi um momento de ruptura no desenvolvimento econômico brasileiro.

A grande depressão de 1930 é considerada fundamental para a consolidação do processo de industrialização da produção brasileirae apesar da industrialização remontar às últimas décadas do século XIX; isto somente viria se consolidar na década de 1930, politicamente a revolução de 1930 ocasionou a perda da hegemonia política da oligarquia cafeeira de São Paulo e Minas Gerais a forma assumida pele industrialização brasileira foi o chamado processo de Substituição de Importações. Este modelo de industrialização substitutivode importações caracteriza-se por ser algo fechado, voltado para dentro do país, que visa atender o mercado interno.

As principais características do modelo de substituição de importações são:

❖ Tendências ao desequilíbrio das contas externas;

❖ Aumento da participação do Estado na economia, seja na geração de infra-estrutura básica, seja no fornecimento de insumos básicos, ou nacaptação de poupança;

❖ Aumento de grau de concentração de renda;

❖ Êxodo rural intenso;

❖ Escassez de fontes de financiamento ao desenvolvimento, etc.

Apesar da dinâmica da economia brasileira ter passado a partir dos anos de 1930 a ser denominada internamente, tratava-se de um processo incompleto, que somente a partir de 1956 com o Plano de Metas a situação começa a se inverter.

A Era...
tracking img