Trabalho final pte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso PTE – Programas de Transporte Escolar

Turma:
Multiplicadora:
Tutora:
Cursistas:



ATIVIDADE FINAL

Título: ANALISANDO AS DEFICIENCIAS DO TRANSPORTE ESCOLAR

A garantia do acesso à educação por parte dos alunos que residem nas áreas rurais do país se dá, em muitos casos, com a dependência do fornecimento gratuito de um transporte público. Para tal, grandes são osdesafios enfrentados pelos gestores, que possuem a responsabilidade legal do fornecimento do transporte escolar rural a todos os alunos da rede pública de ensino. Dentre tais desafios está no custeio do serviço prestado.
Em muitos municípios brasileiros recai sobre o município a responsabilidade do transporte dos alunos da rede estadual de ensino. Para realizar esse transporte, o município tem odireito de receber, mediante convênio, recursos do Estado referentes a cada aluno da rede estadual transportado. Entretanto, nessa relação existem conflitos no que diz respeito ao valor do repasse. Enquanto municípios afirmam gastarem mais do que o valor repassado, os Estados questionam os valores dos gastos colocados pelos municípios.
Dessa forma, pela inexistência de um procedimento único,de âmbito nacional para definição do custo do transporte escolar rural, e pelo desconhecimento desse valor nas diferentes regiões do país, o problema que surge é como encontrar os valores de custo desse serviço, levando-se em conta as particularidades existentes nas diferentes regiões brasileiras.
Estudando o módulo do PTE – Programa de Transporte Escolar (curso fornecido pelo FNDE)percebemos que é de grande importância que nós educadores tenhamos um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento do transporte escolar em nosso município, pois assim podem estar atentos para verificar e ajudar na fiscalização deste programa tão essencial ao bom desenvolvimento da educação básica.
Para concluirmos este curso foi necessário realizarmos uma pesquisa para sabermos o estadode conservação dos veículos em suas respectivas linhas, procuramos os motoristas que usam diariamente os veículos e os mesmos nos relataram as condições em que se encontram os transportes escolares. Dais quais uma é a parte mecânica que tem deixado a desejar, com frequentes problemas, e também as partes hidráulicas bastante defeituosas bem como pneus carecas, entre outros problemas. Diante destesproblemas os veículos sempre estão nas oficinas para reparos, entretanto como são muito velhos não adianta muito fazer reparos, o problema sempre permanece e cada vez se agravando mais, deixando apenas os recursos mais escassos com tantos gastos.
Sendo assim os únicos prejudicados com esta triste realidade são os alunos residentes na zona rural que, muitas vezes, deixam de vir a escolar porproblemas nos transportes, perdendo conteúdos e até mesmo avaliações.
Para o FNDE estar a par da realidade de cada município são necessários estudos à distância, estudos estes enviados através de relatórios e pesquisas dos cursistas. Desta forma com estas informações muito provavelmente o governo federal enviará recursos em benefício do problema objetivando a solução mais rápida possível, daí aimportância da participação da escolar juntamente com a secretaria da educação do município e também o apoio do Poder Executivo em junção com o FNDE na busca de soluções favoráveis, tais como compra de novos ônibus e recolhimento dos ônibus velhos.
Então fica nítido que os problemas do transporte escolar do município de Matrinchã precisam de uma atenção especial, em algumas épocas os veículosquebram muito devido à má conservação das estradas, com grandes buracos que aparecem em decorrência do período chuvoso. Com ônibus quebrados já aconteceu de alunos ficarem sem frequentarem a escola por uma semana. Causando um prejuízo muito grande para o desenvolvimento escolar do aluno que acaba perdendo conteúdo escolar.
Em nosso município há varias linhas de transporte escolar, onde as...
tracking img