Trabalho final pte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(RE) DESCOBRINDO O ÍNDIO DO PARANÁ NO SÉCULO XXI.

Autor: Sandra Cecília Martins¹
Orientador: Roberto Carlos Massei²


Resumo


Este artigo tem o intuito de relatar uma experiência docente de pesquisa e intervenção em sala de aula, desenvolvida para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional).
Propõe-se a abordar novas perspectivas a serem utilizadas peloprofessor no ensino da História atual dos indígenas do Paraná, através de algumas ideias expostas no material didático elaborado, um Caderno Pedagógico, intitulado “(Re) descobrindo o Índio do Paraná no Século XXI”.
Partindo dessa perspectiva, buscou-se caminhar na direção de novas pedagogias de valorização dos povos indígenas. Essa valorização tem como finalidade tentar desmitificar e problematizarestereótipos criados ao longo dos séculos e que permeiam a comunidade escolar, tendo em vista que os povos indígenas estão presentes na sociedade brasileira e devem ser tratados, estudados e pesquisados não necessariamente como uma população passiva, mas sim como uma população que busca seu espaço para o reconhecimento e a aceitação das suas diferenças.
Para isso, usou-se como referênciametodológica a História Oral, recuperando a voz dos povos indígenas para que seja possível (re) conhecer e rediscutir a questão indígena na atualidade.

Palavras- chave: Estereótipos; Sociedades Indígenas; Valorização; Discriminação.


1 Introdução


Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) o Brasil possui uma população com mais de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas,com culturas e línguas diversificadas, que vivem em aldeias. Este dado populacional considera apenas os indígenas que vivem nas aldeias, os índios que vivem nas cidades, ou fora das terras indígenas são calculados entre 100 e 190 mil.
Muitos desses indígenas estudam em escolas regulares, usam a tecnologia e ainda preservam sua cultura. Mas será que é dessa forma que a sociedade como um todoenxerga os povos indígenas?
__________________
¹ Professora licenciada em História e pós- graduada em Didática e Metodologia de Ensino.
² Roberto Carlos Massei. Doutor em História Social- PUC/SP. Professor Adjunto - Curso de História. Centro de Ciências Humanas e da Educação/UENP, Campus Jacarezinho.

Desde a colonização do Brasil o índio é conhecido como um ser mítico, folclórico. Ainda hoje essaimagem é muito parecida com os primeiros índios avistados por Caminha em sua primeira viagem ao Novo Mundo. Com o passar dos séculos, essa imagem ainda é usada para identificar os povos indígenas, dando continuidade ao estereótipo do “bom selvagem”.
Sabemos que existem inúmeras produções acadêmicas sobre os povos indígenas, mas a grande maioria trata somente o índio como “ser” da floresta.Fala-se muito sobre os índios da região amazônica; porém, sobre os índios urbanos há silêncio perturbador. Não existe quase nada sobre aqueles que foram praticamente obrigados a viver nas áreas urbanas, ou, muito próximas a elas; muitos trabalham nas cidades, pois não têm como sobreviver somente daquilo que a aldeia pode lhes oferecer.
Deixadas de lado, essas sociedade indígenas passam a viver deforma “invisível”, e essa invisibilidade torna a intolerância mais veemente, impossibilitando que um grupo social viva bem com a diferença do outro.
Nesse sentido Grupioni coloca:

Nesse emaranhado de confusões, não é demais afirmar que os manuais escolares continuam a ignorar as pesquisas feitas pela história e pela antropologia no conhecimento do outro, revelando-se deficientes no tratamento dadiversidade étnica e cultural existente no Brasil, dos tempos da colonização aos dias atuais, e da viabilidade de outras ordens sociais. É com esse material equivocado e deficiente, que professores e alunos têm encontrado os índios em sala de aula. Preconceito, desinformação e intolerância são resultados mais que esperados desse quadro. (1995, p.491)

Portanto, é importante esclarecer que os...
tracking img