Trabalho final - pnae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este estudo permitiu a todos conhecer sobre o desenvolvimento do programa PNAE em nosso município. Através de entrevistas, pesquisas, observações e estudos, podemos perceber a importância desteprograma para a melhoria e qualidade de vida dos nossos alunos.
Com a implantação e desenvolvimento do PNAE, percebemos uma melhora significativa na qualidade dos alimentos oferecidos na comunidadeescolar. Nas escolas municipais, os cardápios são elaborados sob orientação de nutricionista que supervisiona o armazenamento, a qualidade e aceitabilidade dos alimentos ofertados aos nossos alunos,conscientizando não só os educandos, mas toda a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável e adequada para a prevenção de doenças desencadeadas por maus hábitos alimentares ou mesmopor escassez de alimentos, pois, muitos de nossos alunos fazem a principal senão a única refeição do dia na escola.
No nosso município, o tipo de gestão adotado é centralizado, onde a prefeituraadquire os gêneros alimentícios e repassa para as escolas, sendo que 30% dos recursos recebidos são destinados para a aquisição de produtos oriundos diretamente de pequenos agricultores, por meio dechamada pública, fortalecendo assim a agricultura familiar do município.
Apesar de todos os benefícios ofertados, observa-se ainda que existe um uso considerável de produtos industrializados, produtosrefinados como macarrão e bolachas na alimentação dos alunos. Há preocupação em evitar alimentos gordurosos, frituras, doces, sucos artificiais e refrigerantes, dentro do ambiente escolar, noentanto, não há um trabalho efetivo, sistematizado de um profissional especializado em nutrição juntamente com a coordenação pedagógica para que haja a mudança de hábitos alimentares desses alunos tambémfora da escola. Nas escolas da rede estadual não há o acompanhamento de um profissional de nutrição, já as escolas municipais ofertam este atendimento a seus alunos. Poderia então haver uma parceria...
tracking img