Trabalho final malaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A malária é um dos agravos que mais acometem o homem na Amazônia, em áreas rurais e semi-rurais, podendo ocorrer em áreas urbanas, principalmente na periferia. O intenso processo de urbanização tem sido responsabilizado pela alteração dos parâmetros epidemiológicos da malária. Os fatores entomológicos e parasitológicos são intensamente afetados pelas mudanças ecológicas e sociológicasque acompanham o crescimento da população urbana. Na área urbana da sede do município de Boa Vista-RR esses fatores têm contribuído para o incremento da malária. A identificação dos criadouros, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato é uma estratégia eficaz no combate ao controle da doença. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são ferramentas geotecnológicas que permitem oprocessamento e a análise de dados georeferenciados, otimizando a produção de informações espaciais e respaldando, por esta via, a tomada de decisões. EsteTrabalho de Pesquisa analisa alguns determinantes relacionado a incidência da malária na sede do município de Boa Vista-RR, nos bairros Paraviana, Caçarí e Cauamé.

Palavras-chave: Malária, Anopheles Darling, Sistemas de informações geográficas, SIG,Bairros: Paraviana, Cauamé e Jardim das Copaíbas/Olaria.

1. Introdução

A malária, ainda hoje, é uma das doenças com ocorrência em cerca de 90 países, situada principalmente na faixa entre os trópicos do globo terrestre, entre esses está o Brasil, especialmente a Amazônia a qual está inserido o Estado de Roraima e sua capital Boa Vista.
A cidade de Boa Vista tem crescido a uma taxa de........... % ao ano, onde concentra mais de 60% da população do estado.
O êxodo rural é uma das principais causas do “inchaço” na periferia. Como a maioria das pessoas não tem onde morar, nem recursos para comprarem lotes, constroem “barracos” em locais não autorizados, ocupando áreas de proteção permanente provocando risco ambiental.
Essa população fica exposta a toda sorte de doenças nessasáreas, haja vista, não haver nenhum tipo de saneamento ambiental.
Dentre os agravos a que a essa população está exposta, observamos a existência de casos positivos autóctone da malária na área urbana de Boa Vista. Para tanto iremos analisar a incidência dos casos autóctones da malária nas áreas consideradas de risco, fazendo uma análise da distribuição Espaço-Temporal da Malária na área urbana deBoa Vista em um período de 03 (três) anos.
O emprego do Sistema de Informações Geográficas – SIG é uma ferramenta de extrema necessidade para ajudar no mapeamento dos focos e subsidiar a Gerência da Malária na tomada de decisão.

2. Breve Histórico da Malária

A malária é uma doença que acomete o homem desde a pré-história. Originada provavelmente no Continente Africano, que é entendidocomo o "Berço da Humanidade", acompanhou a saga migratória do ser humano pelas regiões do Mediterrâneo, Mesopotâmia, Índia, e Sudeste Asiático. A chegada da doença ao Novo Mundo ainda hoje é motivo de especulações, já que não se dispõe de informações confiáveis. É possível discutir hipóteses tais como viagens transpacíficas em tempos remotos, bem como viagens de colonizadores espanhóis e portuguesesa partir do século XVI.
Apesar de a associação com a malária ser incerta, existem referências a febres sazonais e intermitentes em textos religiosos e médicos bastante antigos, entre os assírios, chineses e indianos, que relacionavam a doença à punição de deuses e presença de maus espíritos. No século V a.C., na Grécia, Hipócrates foi o primeiro médico a descartar a superstição e relacionar adoença às estações do ano ou aos locais freqüentados pelos doentes. Também foi o primeiro a descrever detalhadamente o quadro clínico da malária e algumas de suas complicações. Depois dele, no século II d.C., diversos médicos gregos e romanos deixaram várias referências sobre a doença, que ocorria em epidemias cíclicas na Grécia, Itália e diversas partes da Europa, onde era conhecida como "Febre...
tracking img