TRABALHO FINAL ESCRITO TEORIA DA GLOSSEM TICA HJELMSLEV

3562 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
UFT

CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E LITERATURA
Priscila Venâncio
Suellem CarvalhO

teoria glossemática - Louis Trolle Hjelmslev

Araguaína -to
2013
PRISCILA VENÂNCIO
SUELLEM CARVALHO

teoria glossemática - Louis Trolle Hjelmslev

Trabalho apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina do 3º período do curso de Letras, sob a orientação da Professora DrªDieysaKanyelaFossile.

Araguaína-to
2013

resumo A Teoria da Glossemática acentua-se num mecanismo teórico-metodológico que objetiva analisar e representar de modo esquemático, as conexões entre os signos ou entre os elementos do signo. O linguista dinamarquêsLouis TröllerHjelmslv, dedicou-se às análises das relações sígnicas e aprimorou os estudos de Ferdinand de Saussure reelaborando conceitos teóricos e propiciando o desenvolvimentoda linguística enquanto ciência autônoma.
Dentro do campo semântico Hjelmslev contribui para uma adaptação do sentido de significado e significante, construindo uma nova concepção desenvolvida sob uma engenharia fidedigna e profundamente minuciosa. A cerca dessa engenharia abordaremos neste trabalho o assunto sob uma perspectiva semântica e apresentaremos informações relevantes que podem estabelecer práticas pedagógicas as quais podem ser aplicadas pelo docente em sala de aula.
Palavras chave: Signo, Semântica, Glossemática.

INTRODUÇÃO A Teoria Glossemática de Hjelmslev influenciada pelo estruturalismo tem como característica conceitual tratar a língua como um sistema autônomo, e para isso rejeita a intervenção de qualquer outra ciência. Hjelmslev construiu sua concepção sobre língua numa base estrutural sólida de relações e conceitos interligados entre si numa cadeia gigantesca. Para o linguista o signo linguístico não se resume em conceito e imagem, para ele todo signo é portador de significação e não pode ter sua natureza considerada vazia quando fora de contexto.

Relacionados