Trabalho final competencias básicas - formação pela escola

Curso Formação pela Escola

Módulos – Competências Básicas

TRABALHO FINAL

Cursista: Maurício José Gomes Mendes

Identificar um problema educacional em sua comunidade e fazer umaanálise crítica contextualizando - o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.

1. INTRODUÇÃO

No momento atual, quando se entende que estamos na era dos direitos , pensa-sediferentemente acerca das necessidades especiais, por esse motivo escolhe-se o tema INCLUSÃO como um possível problema educacional e buscar soluções, pois na nossa escola é sabido que a cada ano que passaaumenta o número de matricula de alunos com necessidades especiais (ANEE).
A ruptura com a ideologia da exclusão visa a implementação de uma política de inclusão que vem sendo debatida eexercitada em vários países entre eles o Brasil, respaldada pela Constituição Brasileira (1988), pela Conferência Mundial de Educação para todos em Jontiem (1990), pela Declaração de Salamanca (1994), e aLDB 9394/96, art. 58, parágrafo 1º.
O FNDE contribui através de seus Programas: PDDE (Programa dinheiro direto na escola), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), PTE (Programa doTransporte Escolar) vem facilitar o trabalho de inclusão em nossas escolas.
Com o PDDE é possível adquirir material e equipamento adaptáveis, construir banheiros e rampas adaptados, capacitaros professores para lidar com esses alunos.
Através do PTE o aluno ANEE receberá conforto e tranquilidade no trajeto para a escola.
2. ANÁLISE DE DADOS

• Entrevista;
•Questionário;
• Comentários.

1. Entrevista à Supervisora

1. Você conhece o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e acha que é funcional e importante?
R: Sim, mas acredito quemuitos não conhecem.

2. Você tem sugestões de como divulgar?
R: Através de informações repassadas pelos MCS (meios de comunicação social).

3. Comente o que sabe sobre o PNAE (Programa...