Trabalho final - competências básicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE













FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO - COMPETÊNCIAS BÁSICAS












Rolim de Moura – RO
Setembro de 2010
Eliza Regina Teixeira Struckel
Sandra Rogéria Venturoso



















ATIVIDADE FINAL DO MÓDULO - COMPETÊNCIAS BÁSICASAtividade final do curso do Módulo: Competências Básicas – do Programa Formação pela Escola sob a orientação da tutora Ana Lúcia de Arruda Silva, da turma ROMCB10717 do município de Rolim de Moura.













Rolim de Moura – RO
Setembro de 2010

Índice








1 –Introdução.............................................................................................................................4





2 – Análise dos Dados - Programa Brasil Alfabetizado .............................................................7





3 – Conclusão..............................................................................................................................9
















Introdução

O Programa Nacional deFormação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – foi desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC). Que através do ensino a distância capacita os agentes envolvidos na educação que trabalham direta ou indiretamente com os recursos do FNDE, para uma melhor administração dos recursos. O primeiro módulo oferecidoé o de Competências Básicas. Esses cursos são de extrema relevância, porque a comunidade escolar na sua maioria é passiva, desconhece os recursos e para o que eles são destinados, isso facilita o desvio desses recursos e/ou sua má administração.
Outra realidade são as comunidades escolares que não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir as verbas que são destinadaspelos programas, para melhoria da escola e de toda comunidade escolar. Nem mesmo sabem de qual programa participam e em que se beneficiam, há uma falta de interesse e conhecimento.
Se o trabalho referente à coleta de dados para serem enviados ao ministério da Educação é tratado com seriedade, com certeza o recurso será encaminhado em tempo hábil, mas também há a necessidade de comprovaçãodesses gastos, para que a escola ou o órgão competente não fique inadimplente, prejudicando o recebimento de recursos futuros.
A participação do FNDE no município de Rolim de Moura é ativa, as escolas tanto da esfera estadual quanto municipal são beneficiadas com os recursos oriundos desse fundo. E os programas desenvolvidos por ele são: Programa Nacional de Alimentação Escolar; Programa doLivro; Programa Brasil Alfabetizado; Programa Nacional Biblioteca da Escola; Programa Dinheiro Direto na Escola; Programa Nacional de Saúde da Escolar; e Programa de Transporte do Escolar.
Neste trabalho enfatizaremos o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). É um programa do Governo Federal, criado em 2003, destinado a atender aos jovens, adultos e idosos não alfabetizados, que por um motivoou outro não tiveram oportunidade de freqüentar a escola na idade estabelecida pela legislação. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário aos municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. A maior parte dessesmunicípios localiza-se na região Nordeste. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
Portanto, a implantação deste programa depende da adesão de qualquer parte interessada, seja ela: estado, municípios ou entidades sociais. No nosso Município, o programa está em vigor desde 2006, através...
tracking img