Trabalho final CASP PORTUGUES

1426 palavras 6 páginas
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA.

Alunos (as): DENISE DA CONCEIÇÃO LOPES - NR DE CURSO: 305

LEILA MARIA RAIMUNDA – NR DE CURSO: 333

Professor (a): _______________________________________________________

Turma: G

O povo brasileiro não "gosta" de livros?
Ano VIII, nº 63, março de 2010.
ROSANA BOND As "autoridades", as televisões, rádios e o resto do monopólio da imprensa não cansam de propagar que "o brasileiro não gosta de ler", insinuando com isso que boa parte dos desastrosos resultados do ensino público no país e a fraca formação educacional das massas é culpa delas mesmas.

Porque, dizem os tais críticos burgueses, as massas desprezam a leitura. E preferem assistir televisão, ouvir música, ir aos estádios de futebol, etc, etc, etc.
Não há inverdade maior e cinismo maior que essa absurda acusação.
O problema da pouca leitura no Brasil, sim existe e é grave. Cerca de 77 milhões de brasileiros, o que corresponde a 45% da população do país, não têm o costume de ler, conforme pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro.
Mas tal quadro é consequência e não causa. Os críticos burgueses invertem a coisa de propósito, com a intenção de esconder que o causador desse suposto "desprezo aos livros", por parte do povo é o capitalismo burocrático apodrecido e decadente, que há séculos submete o país à espoliação, à pilhagem e às trevas da ignorância.
Dizem Renilson Menegassi e Maria de Lima Morais, da Universidade de Maringá (PR), no artigo Leitura crítica: aspectos da formação e do desenvolvimento do leitor:
"Como vivemos num sistema capitalista, que depende da ignorância da população para sobreviver, mecanismos de esquecimento e mascaramento da realidade são requintadamente planejados para que a população não perceba a relevância dos fatos, levando à construção de um esquecimento coletivo.
(...) Um exemplo desses mecanismos é a leitura, que

Relacionados