TRABALHO FINAL Atividade Do Comunicad Hellip

970 palavras 4 páginas
Webjornalismo

Rayanne Cristina da Silva Pinheiro
Curso: Comunicação Social - Jornalismo
Matrícula: 141013149
Turno: Noite

1. Resumo do Trabalho

A internet tem como característica unir todas as linguagens utilizadas nos meios de comunicação: som, imagem e movimentos. O jornalismo online, está evoluindo para o Webjornalismo, que é uma nova modalidade a ser explorada e investida.
O Webjornalismo possui as seguintes características:
Instantaneidade
Interatividade
Perenidade (memória)
Multimidialidade (convergência)
Hipertextualidade
Personalização de Conteúdo
Neste trabalho, iremos conhecer mais à fundo sobre cada uma dessas características.

2. Introdução

Com avanço da tecnologia ao longo de nossa história, novos meios de comunicação vão sendo criados e em cada um deles, exigem-se novas linguagens e rotinas.
A Internet como um meio de comunicação que vem tendo grandes avanços e maior acesso de toda a população mundial na última década, não é exceção à isso, porém esta veio para unificar todas as linguagens dos outros meios. Portanto não é leigo afirmar que esse será um ramo de muito investimento nos próximos anos e décadas.
Decidi tratar deste assunto por ser algo que particularmente me interesso, e por ter grande curiosidade em ver novas perspectivas e campos de trabalho para o meio jornalístico.
Agora gostaria de introduzir o conceito de Webjornalismo e não mais de Jornalismo Online, que é o Jornalismo praticado na Internet.

3. Desenvolvimento

O Jornalismo Online é uma modalidade que visa distribuir as notícias de uma certa plataforma para a internet. No entanto, o Webjornalismo é uma modalidade mais ampla, que tem suas próprias narrativas e linguagem.
Afirmar que a “a rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica” não é mais do que constatar que cada meio tem as suas próprias narrativa e linguagem. Assim, a internet que tem como vantagem conseguir unir texto,

Relacionados