Trabalho filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna Valdelice Franco Pereira
Curso Direito – 2 termo
Questionário Filosofia

1 - O que é filosofia? Explique sua importância para o futuro profissional de Direito.
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
A filosofia por sua própria essência orienta ao estudante de direito acombater o que já está determinado, deixando de ser um mero espectador da realidade jurídica atual, para participar ativamente dos processos de mudança do ordenamento jurídico, enquanto operador do direito, de maneira consciente.

2 – Qual o significado da palavra filosofia. Comente sobre sua história.

Filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria"
A história dafilosofia rastreia as várias teorias que buscaram ou buscam algum tipo de compreensão, conhecimento ou sabedoria sobre questões fundamentais, como por exemplo a realidade, o conhecimento, o significado, o valor, o ser  e a verdade. O fazer filosófico, como toda construção do conhecimento, requer acúmulo das contribuições dos pensadores do passado. Sempre que um pensador se debruça seriamente sobreuma questão filosófica, está, mais ou menos conscientemente, rendendo tributo a seus antecessores, seja para contrapor-se a eles, seja para ratificar suas idéias, esclarecê-las e melhorá-las.
3 – Diferencie senso comum de consciência crítica. Qual destes devemos utilizar no Direito.
A expressão senso comum designa, também, um conjunto de saberes e opiniões que uma determinada comunidade humanaacumulou no decorrer do seu desenvolvimento. Sendo produto das experiências vividas por um povo ou por um grupo social alargado, esse saber comum constitui um património que herdamos das gerações anteriores e que partilhamos com todos os indivíduos da comunidade a que pertencemos. Já consciência critica é uma forma de relação com o mundo que busca compreendê-lo de modo concreto, analisando na base enão pelas aparências. O individuo que possui consciência critica não aceita as interpretações subjetivas, fantasiosas, enganosas, místicas e outras formas ilusórias de encobrir a realidade. Ele busca constantemente as causas dos fatos observando, ele se interessa pelos “porquês” mais profundos e reais.
A consciência critica observa, experimenta, problematiza e critica os fatos. Pensar de modocritico é, então, derrubar as mentiras, as falsas imagens, as suposições levianas as crenças alienantes, as idéias preconceituosas, para poder estabelecer a razão, as causas e o sentido das coisas.
Dessa forma concluo que no Direito não devemos descartar nenhum deles, pois cada caso é um caso e devemos avalia-los individualmente de maneira personalizada. Hora vamos usar critéiros de indagaçõesprofundas e subjetivas hora vamos pontuar e levar em consideração o patrimônio que herdamos das gerações anteriores que são as experiências vividas por um povo.

4 – O que é Mito. Existe Mito hoje. Explique e dê exemplos.

Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem pormeio de deuses, semi-deuses e heróis.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversascomunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

Mito é um fato que antecede o título de lenda.
Ex.....
tracking img