Trabalho filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA

1. Somente o ser humano pertence, ao mesmo tempo, ao mundo natural e ao mundo cultural. Estabeleça as relações existentes entre essas duas dimensões da vida humana.

O ser humano, no mundo natural, controla o fogo quando é possível, é capaz de fazer roupas e casas, pode viver e vicejar1 desde os polos da Terra até o equador. Diferentemente dos outros animais, oshomens não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza porque eles são também seres culturais, ou seja, elementos capazes de modificar o estado de natureza, ou seja, o modo de ser, a condição natural das coisas que são definidas pela natureza e alteradas pelo homem.
Dessa maneira, o homem passa a ser entendido como um ser que se distingue dos demais pela capacidade que possui detransformar a natureza quando consegue criar para si o que se concebe como “segunda natureza” que é a cultura.
Essa possibilidade de intervenção provoca grandes problemas ambientais apresentados através da forma e da intensidade que eles são mostrados, sobretudo no século XX.

1: Vicejar: O significado é crescer com vigor ou exuberância; fazer brotar com exuberância.

2. Leiaatentamente o texto das páginas 12, 13 e 14 da apostila e faça uma pequena síntese, enfocando os principais pontos teóricos.

Analisando o que é mostrado acerca de natureza e instintos, encontra-se que existe um grande abismo e que considera como grande diferença existente entre o comportamento dos animais e o dos seres humanos. Isso pode ser exemplificado na ação do chimpanzé que desenvolve alinguagem simbólica reproduzindo o que lhe é ensinado mas é incapaz de criar, de ler, de questionar.
Por isso, o que determina a diferença entre o “animal humano” e todos os outros animais está na maneira de aprender e inventar que é característica da mente humana, do sistema nervoso central e, por que não reforçar que é específico do cérebro humano.
De acordo com a cultura, o serhumano criou para si um “mundo novo” que se difere do cenário natural que de modo original se encontra. Por isso é que se diz que a antroposfera criada pelas diferentes culturas é a morada do ser humano no mundo.
Com isso, a principal via de questionamento da atual relação homem-natureza não abandona pois a perspectiva humanista posiciona o homem como centro de preocupação e referência e issolhe dá a possibilidade de julgar o que lhe convém e o que não convém para se harmonizar com a natureza.


3. Leia as páginas 15 e 16 e responda: "De que forma a linguagem contribui para o processo de evolução humana?".

Do momento que se entende que linguagem é comunicação, ela passa a constituir uma das dimensões mais importantes da cultura por permitir o intercâmbio das experiênciase as aquisições culturais. É comum associar a história como sequência das marcas que os acontecimentos do passado deixam.
Vale ressaltar que antes da invenção do alfabeto, a educação na Grécia antiga era por conta dos poetas e o faziam através de histórias épicas ou fábulas, narrações sobre as aventuras e desventuras que os humanos realizavam, considerados heróis e deuses. Os jovensadquiriam conhecimentos com esses personagens, principalmente em relação à piedade, amor, traição, etc. Era possível obter sabedoria e, para isso, era preciso agir.
O alfabeto surgiu por volta de 700 a.C. e veio facilitar a linguagem escrita que se estende até os dias atuais. Depois desse surgimento veio a imprensa de Gutenberg, o que representa uma verdadeira revolução que aprofundou a mudançade mentalidade iniciada com o advento do alfabeto.
Convive-se, assim, com o desenvolvimento da linguagem eletrônica que vem evoluindo nas últimas décadas e compreende grande quantidade de meios de comunicação, desde os antigos telégrafos e gramofones até os atuais telefones, telex, fax, rádio, televisão, computador, internet e outros.


4. Leia da página 25 até parte da página 28 e...
tracking img