Trabalho filosofia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
Filosofia Jurídica

Respostas das questões 02, 05 e 07:

02) Faça um comentário explicativo sobre atribuições e/ou funções principais da Filosofia Jurídica (indicadas pelo professor), justificando-as e associando-as à realidade social e Jurídica na atualidade.
A Filosofia, de um modo geral, traz-nos um estado de inquietação e indignação diante da sociedade e dos fatos sociais. Emdecorrência deste estado, somos instigados ao questionamento, em busca de conhecimento histórico, analítico e investigativo sobre o homem e a sociedade. Tendo estes como princípio da Filosofia, fica clara a ideia de que Filosofia Jurídica é uma ferramenta imprescindível no âmbito do Direito, uma vez que ambas as ciências, mesmo com objetivos distintos, têm como principal objeto o homem emsociedade. Sendo de fundamental importância não apenas para os juristas, mas para todas as pessoas que procuram entender e criticar as experiências jurídicas da sociedade ao longo do tempo. A Filosofia do Direito então se torna importante à medida que se analisa os conceitos do ordenamento jurídico e social tentando se adequar a uma realidade e por fim o esperado por todos. A Filosofia Jurídica estuda deforma ampla e complexa as questões de uma sociedade inserida a uma realidade jurídica, buscando conhecer e entender a raíz do problema jurídico, não tendo a preocupação de tomar decisões paliativas em busca da ordem e da prática. A Filosofia Jurídica problematiza a Ciência Jurídica de uma forma contínua e sempre questionável.

05) Conforme o pensamento de Miguel Reale, qual a relação e adiferença entre as Ciências Jurídicas e a Filosofia Jurídica, ou ainda, entre a atividade jurista (advogado, juiz) e a atuação do filosofo do direito?
Baseando-se nas observações do autor Miguel Reale, a diferença que podemos estabelecer entre as Ciências Jurídicas e a Filosofia Jurídica, é a de que a Filosofia Jurídica, não deve ser considerada como mais uma disciplina, ela não pode permanecer isoladadentro do currículo de graduação. Ela tem a função de elucidar questões referentes a vários assuntos, e é exatamente nisso que se baseia a sua relação com as demais matérias, a interação entre elas deve ser total, pois é ela quem vai contribuir para a permanência do senso crítico dentro das demais áreas. A Filosofia Jurídica se traduz em reflexão, que se faz necessária em toda a realidadeJurídica, no estudo e na prática.
As Ciências Jurídicas nos dão as diretrizes do mundo jurídico prático, enquanto a Filosofia Jurídica se detém em desvendar a origem dos problemas, criticando o meio jurídico.
E é nesse contexto que se pode analisar também a atividade dos juristas (juízes, advogados) e a atuação do Filósofo do Direito.
Para os juristas, o texto de lei, as normas, constitui no ponto departida de seu trabalho. Eles se embasam em códigos, leis e ficam seguros de suas ações, porque tem a certeza de estarem cumprindo o seu real papel, assentando suas decisões em pontos reconhecidos como verdadeiros, obrigatórios.
Já o filósofo do direito, converte tais pontos de apoio, ditos como soluções, em problemas, questionando o porquê de tais atitudes, criticando a experiência jurídica efaz isso permanentemente problematizando acontecimentos sociais e humanos.
O ideal para a nossa sociedade é que o filósofo e o jurista coexistam, ou seja, existam numa mesma pessoa, que enxergue e tente resolver na sua origem, tantos problemas universais, como desemprego, saúde, moradia, alimentação, cumprindo de forma mais digna o seu papel social e sempre buscando melhorar a cada dia a partirde tais reflexões.
O verdadeiro jurista é aquele que interpreta e que vai além, que filosofa, pratica e busca a justiça com a verdade presente dentro de determinada comunidade.

07) Apresente duas atitudes, posturas, de coragem, liberdade pessoal e coerência de Antígona, ao desafiar o decreto de Creonte, fazendo em seguida um breve comentário pessoal.
Conforme analise do texto, Antígona...
tracking img