Trabalho filosofia - john locke e jean paul sartre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1282 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A vida de John Locke é contada e analisada neste trabalho juntamente com seus pensamentos e ideologias. De seu nascimento até sua morte, todos os acontecimentos considerados mais importantes são descritos. É considerado um importante filósofo inglês e um pensador respeitado e muito influente em sua época.
No início relata-se como foi seu nascimento e seu ingresso na vidaacadêmica. Em seguida seus pensamentos políticos são expostos e por fim suas idéias empíricas.
A vida de Jean-Paul Sartre é mostrada no trabalho contando sua vida e sua idéia do dever de um artista.
Estão representadas também algumas de suas obras, o que revela a importância acadêmica do seu estudo hoje em dia.




















JOHN LOCKE: NASCIMENTO E ACADEMIA

Pensadorinfluente de sua época e importante filósofo inglês, John Locke nasceu em uma aldeia inglesa na cidade de Wrington, em 29 de agosto de 1632. Considerado um dos líderes do empirismo e um dos ideólogos da doutrina liberal e do iluminismo, era filho de um pequeno proprietário de terras e ex-capitão da cavalaria do Exército Parlamentar.

Mesmo tendo uma origem humilde, seus pais se preocuparam emconcedê-lo uma rica formação educacional. Foi aprovado na academia científica da Sociedade Real de Londres onde graduou-se em medicina seis anos depois, mas sem o título de doutor. Estudou também Ciências Naturais e Filosofia em uma das instituições mais conceituadas do país, Universidade de Oxford, na qual também foi professor, dando aulas de grego, filosofia e oratória.

POLÍTICA FILOSÓFICA

Lockesempre teve uma vida voltada ao pensamento político e ao interesse por áreas distintas do conhecimento humano. Antes de ingressar na Sociedade Real, fez vários cursos e frequentou matérias que o colocaram em contato com diversas áreas ligadas às Ciências Humanas. Apesar desta trajetória, o filósofo inglês nem sempre se dispôs ao pensamento liberal.

No início, Locke defendia um governo maiscentralizador que impedisse a desordem no interior da sociedade. Essa visão conservadora se estendia também ao campo religioso. Ele acreditava que o monarca deveria interferir nas opções religiosas de seus súditos. Porém, seus estudos na área filosófica alteraram vagarosamente suas opiniões.

A mudança começou quando o intelectual passou a questionar o direito divino dos reis. Em sua obra “DoisTratados sobre o Governo” (1689), defende o estabelecimento de práticas políticas que não fossem contra as leis naturais do mundo, contestando também o absolutismo real.

Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas na população. Por conseguinte, se o próprio não respeitasse o direito à vida, à liberdade e à propriedade a qual todos os homens ao nascer tinham direito, a população deveriase revoltar contra. O povo tinha a prerrogativa para depor legitimamente o governo. As pessoas não eram obrigadas a aceitar suas decisões, dizia o pensador.

EMPIRISMO

John Locke afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era como uma folha em branco. O homem nascia sem dominar nenhuma forma de conhecimento e somente com o passar do tempo teria a capacidade de acumulá-lo e desenvolver suapersonalidade. Baseava sua crença no poder transformador da educação. Dizia que o mal não era parte de um plano de Deus, e sim produzido por um sistema social criado pelas pessoas. E defendia também que todos os seres humanos nasciam bons, iguais e independentes. Sendo assim a sociedade a única responsável pela formação dos indivíduos.

JEAN-PAUL SARTRE: VIDA E PENSAMENTO

Nasceu em Paris,além de filosofo era critico e escritor. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
É o filosofo mais conhecido da corrente existencialista além de obras filosóficas tinha também em seu trabalho, romances e peças teatrais foi agraciado em 1964 com o premio Nobel de...
tracking img