Trabalho filosofia - ética e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FILOSOFIA
MÓDULO VI

Montes Claros
2010

FILOSOFIA
MÓDULO VI

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Filosofia]
Orientador: Profª. Marcia Bastos de AlmeidaMontes claros

2010

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------- 04

DESENVOLVIMENTO

II – PRODUÇÃO TEXTUAL ----------------------------------------------------------------- 05

DESENVOLVIMENTO

III – CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------- 10

BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------------------------------- 11

ATIVIDADE PRODUÇÃO TEXTUAL - PORTFÓLIO

I - INTRODUÇÃO

O presente trabalho a ser apresentado à disciplina Filosofia tem como objetivo abordar os vocábulos ética e moral sob um enfoque filosófico um tanto prático, onde irá procurar delinear as suas diferenças e principalmente a interligação entreambas, mostrado o quanto ambas estão ligadas em nosso modo de agir e pensar.

A sociedade moderna está vivendo um progresso tecnológico jamais imaginado que ultrapassa as previsões dos mais perspicazes, o que leva o homem contemporâneo a agir com uma certa angústia, o que acaba por afasta-lo do real, do que é certo ou errado, e até mesmo da auto-realização, ameaçando a integridade e adiginidade do ser humano, a agir sem moral, sem ética. É importante dizer que as idéias, as normas e as relações sociais nascem e se desenvolvem em correpondência à necessidade social desenvolvida, que está sempre visando garantir uma determinada ordem social, regulando desta forma as ações coletivas e individuais.

DESENVOLVIMENTO

II – PRODUÇÃO TEXTUAL

Antes de qualquer coisaé necessário que saibamos o que realmente é a moral e como ela age e atua no comportamento do ser humano, em sociedade ou indiviudalmente. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, das coisas a que um indivíduo se obriga ou que proíbe a si mesmo, não para aumentar a sua felicidade ou o seu bem estar, o que não passaria de egoísmo, mas para levar em conta osinteresses ou dos direitos do outro, para não ser um malvado, para permanecer fiel a uma certa ideia da humanidade e de si. A moral responde à questão “que devo fazer?” – é o conjunto dos nossos deveres, ou seja dos imperativos que reconhecemos como legítimos, mesmo que, qualquer pessoa os viole. É a lei que impomos a nós mesmos, ou que deveria impor-nos, independentemente do olhar do outro ou dequalquer sanção ou recompensa esperada.

O texto aborda a seguinte afirmação de que “Não há atividade moral autônoma, a moral é uma relação entre as atividades humanas”, quer dizer exatamente o que está exposto no parágrafo acima, a moral não é uma atitude isolada e sim um conjunto de normas a serem seguidas por todos, independentemente da forma ou maneira de agir, devem ser seguidade acordo com os costumes, é o agir correto.

A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamente, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. Existe também a ética, que teria surgido com Sócrates, pois se exigimaior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são...
tracking img